Essas são perguntas frequentes, principalmente pela confusão que está acontecendo em relação ao processo de Coaching. O Coaching é um processo que apoia pessoas em atingir e identificar metas, seja no âmbito pessoal e/ou profissional, através de perguntas cirúrgicas e estratégicas elevando o nível de pensamento voltando-o para o positivo e soluções de problemas.

Sendo assim, se você está pensando em ingressar em um processo de Coaching, fique atento nos detalhes abaixo, para não comprar outro processo achando que é Coaching.

Algumas características do Coaching:

- Dentro do processo o Coachee (cliente) fala mais que o Coach (profissional);

- O Coach não aconselha, não orienta, não indica e não sugeri;

- As perguntas e ferramentas levam o Coachee em direção a meta, o processo não é um bate papo;

- A meta tem que ter prazo, data, horário, lugar, não pode ser abstrato;

- A sessão deve ocorrer em local calmo e tranquilo, para que Coachee consiga se conectar com a meta;

- Não deve ocorrer contato físico durante a sessão, além de um cumprimento formal como um aperto de mãos.

Logicamente que existem várias escolas de Coaching, e cada uma com a sua abordagem, que devem atendem essas características básicas dentro do processo. Além desses detalhes, verifique a experiência do Coach (quantas horas de Coaching ele já praticou, e tipos de clientes que já atendeu), capacitação e qualidade técnica (onde se formou, qual a sua credencial, se faz parte de alguma sociedade de Coaches), solicite também alguma referência de trabalhos anteriores.

Outro ponto crucial que influência o processo de Coaching é a empatia entre Coach e Coachee. Como descobrir se a empatia acontecerá? A sugestão é fazer entrevista com os possíveis Coachs, dentro dessa entrevista você consegue identificar todos os detalhes acima e sentir se a empatia acontecerá. Lembre-se que você está desprendendo de recursos financeiros e de tempo para se desenvolver, sendo assim trate a contratação de um Coach com profissionalismo e formalidade para acerta na escolha.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching pela SLAC. Analista Comportamental DISC e ASSESS. Especialista em Administração e Marketing. Detém vasta experiência em PNL. Organizador do livro " Resultados através do Coaching".