Cinco perguntas para não fazer ao chefe

Especialista em comportamento dá dicas para não se queimar no emprego

Especialista em comportamento dá dicas para não se queimar no emprego


O que não perguntar para o chefe? Ao contrário do que parece, essa não é uma questão tão simples. Em ambientes de trabalho mais descontraídos, por exemplo, a conversa entre superior e subordinado tende a ser mais informal. Quase um bate-papo entre amigos no qual é possível falar sobre muito ou quase tudo. Certo? Não é bem assim, segundo o especialista em comportamento, Sulivan França.

Para o profissional, que é presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), não há amigos no ambiente de trabalho. “Há, sim, colegas que se tratam com respeito, consideração e até algum carinho. Afinal de contas, como ser indiferente a alguém com quem você convive o maior número de horas do dia? Mas, principalmente, com o chefe é importante discernir uma boa relação profissional de uma relação de amizade”, alerta.

Segundo França é preciso estabelecer limites claros no relacionamento com o chefe para que as conversas sejam adequadas e não comprometam a produtividade no trabalho. Para tanto, o especiaista pontua algumas dicas simples. Descubra:

1. Sobre o salário do chefe
Por melhor que seja a relação jamais pergunte quanto ele ganha, sob a pena de passar por indiscreto e sem noção. “Isso não é relação de trabalho. É cuidar da vida dos outros.”
2. Sobre a promoção do colega
Se o seu chefe não te promoveu, paciência. Espere a sua vez. “Não especule sobre a promoção de um colega. Isso não é postura de profissional. É postura de fofoqueiro. E para fofocar, não é necessário um emprego”.
3. Sobre a postura do colega
Um bom gestor sabe quem é produtivo e quem não é. “Apontar o que o colega faz ou deixa de fazer é tiro no pé. Não pense que vai ganhar pontos com o chefe. Ele simplesmente vai entender que você está tão à toa que tem tempo sobrando para prestar atenção no outro”.
4. Sobre as decisões profissionais
Você tem certeza que vai fazer isso? Mude essa pergunta para: tenho certeza de que vou perguntar isso para o meu chefe? “Se o profissional virou chefe, normalmente, ele tem competência para comandar uma equipe e tomar decisões acertadas. Se ele quiser a sua opinião, ele vai perguntar. Bons líderes sabem quando precisam de uma segunda ou terceira opinião”.
5. Sobre a vida pessoal 

Se o seu chefe nunca deixou claro na empresa seu status de relacionamento, melhor não entrar no mérito. “Ele pode ser casado, solteiro, divorciado, homossexual, estar em um relacionamento sério e em outro enrolado. Não importa. Se você não sabe sobre a vida pessoal dele, é porque ele não quer que você saiba. Não pergunte. Faça como ele: seja discreto”. 

Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa. 

Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U. 

+1
share

Comente

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.