Tenho certeza que você procrastina, estou certo? Fique tranquilo, todos nós em algum momento e contexto fazemos isso. O problema é quando isso se excede e impacta seus resultados de uma maneira constante, causando perdas e frustrações.


Procrastinar significa deixar para depois, não fazer agora, deixar para começar algo no dia seguinte mesmo podendo iniciar hoje, simplesmente escolher algo mais fácil e prazeroso. Procrastinar é saber que precisa fazer algo e mesmo assim se concentrar em outra coisa, gastando o tempo com coisas supérfluas, entrando num ciclo de procrastinação.


Quando falamos em eliminar a procrastinação, não existe eliminar de vez porque é algo natural ao ser humano e está ligada à humanidade, desde os primórdios. 


Se você diz que vai exterminar de uma vez por todas a procrastinação, acredito ser quase que impossível isso acontecer, mas é preciso ter uma estratégia assertiva para diminuir ao máximo. 


Você, em algum momento da sua vida, já passou por isso? 


Muitas pessoas que têm projetos incríveis e um planejamento à prova de falhas se deixam levar pelas distrações e, imagina o que acontece no fim? Acabam por não realizar seus projetos e ficam frustradas...


Triste isso, não é? 


Mas para que isso não aconteça, existem algumas estratégias que podem ajudar as pessoas a serem mais produtivas, evitando ao máximo a procrastinação. A estratégia primordial é aprender a trabalhar sua mente.

Transforme sonhos em realidade


Por exemplo, quando vem ideias na cabeça que precisam fazer, coisas criativas e pendências, você pode ter algumas ações específicas para não se deixar levar pelas distrações, como:


1 - Executar na hora

Se você puder fazer na hora a determinada atividade ou resolver algo que bloqueia seus projetos, será uma pendência a menos para solucionar futuramente;


2 - Delegue atividades

Se você precisar do apoio de alguém, anote e diga realmente o que espera da pessoa e o prazo para que a atividade seja finalizada;


3 – O calendário é seu melhor amigo 

Agende essa atividade, reserve a data, feche um horário, use uma agenda para não se perder. Ao fazer isso, você aumentará a sua disciplina, afastando a procrastinação;


4 – Planeje 

Se seus projetos demandarão tempo, anote cada passo que você precisará dar. O importante é você saber o caminho que irá percorrer e, muito provavelmente, conseguirá ter uma visão clara de alguns percalços que poderá surgir durante o percurso; 


5 – Plano B

Após anotar todos os passos que você precisará dar e identificar os possíveis obstáculos, reserve um tempo para refletir sobre um plano B caso precise mudar um pouco a rota rumo ao seu projeto. 


Certamente só com essas dicas citadas acima você conseguirá afastar a procrastinação da sua vida, mas é essencial que para cada passo, você precisará ter muita determinação e foco no que realmente deseja alcançar. 


Se você, por um acaso, se sente ainda perdido e sem saber exatamente qual estratégia adotar, como elaborar um planejamento à prova de balas e se realmente determinado projeto é realmente importante, minha outra dica é procurar se desenvolver e conhecer o Coaching, uma metodologia que visa sempre o foco na solução, que é pautada sempre em resultados. 




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.