Dentro de uma equipe de projetos, que pode ser ou não globalizada, você encontra uma diversidade enorme de pessoas, com objetivos profissionais muitas vezes divergentes e que precisam trabalhar em conjunto para entregarem um produto ou serviço de qualidade.

Neste ponto começa o grande desafio para os gerentes de projetos, saber lidar com pessoas muitas vezes sem conhecê-las profundamente. Aqui entra o Coaching e suas ferramentas como apoio na gestão de equipes e projetos.

Para entender como o Coaching pode ajudar os gerentes de projetos, vamos falar um pouco sobre o que é o Coaching e suas principais ferramentas.

Hoje em dia tem se falado muito de Coaching, porém muitas pessoas ainda não conhecem ou acham que se trata de consultoria ou sessões de psicologia, terapia, etc. O Coaching na realidade é um processo que ajuda as pessoas a desenvolverem suas habilidades e competências para atingirem seus objetivos de uma forma mais rápida.

Antes de começarmos a falar de Coaching, precisamos definir bem três palavras:

* Coach é o profissional que irá apoiar o Coachee;
Transforme sonhos em realidade
* Coachee, é o cliente;
* Coaching é o processo em si, a metodologia.

Hoje em dia existe Coaching praticamente para todas as áreas. Vou citar apenas alguns tipos:

Coaching de Vida: desenvolvimento pessoal e planejamento de vida, tem como objetivo atingir uma melhor qualidade de vida.
Coaching Executivo: aplicado no mundo corporativo, com objetivo de alcançar a alta performance de empresários, diretores e executivos.
Leader Coach: processo desenvolvido para que as competências de um Coach sejam adquiridas.
Coaching Organizacional: desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças nas organizações.
Team Coaching: desenvolvimento de equipes para maximização de performance com foco em uma meta comum ao grupo.

Dentro da metodologia de Coaching são utilizadas várias ferramentas para apoiar o processo entre o Coach e o Coachee. Irei citar aqui apenas uma ferramenta de Análise Comportamental, o DISC.

Na teoria DISC (Dominância, Influência, EStabilidade e Cautela) existem quatro padrões básicos de comportamento observados nos seres humanos. Todas as pessoas possuem essas quatro qualidades básicas de comportamento em graus diferentes, sendo uma delas predominante. Essa ferramenta basicamente traça o perfil comportamental detalhado de uma pessoa.

Compreender onde você e outros membros da sua equipe estão dentro do perfil DISC é a chave para saber lidar melhor com cada um individualmente. Com essa abordagem, sem dúvida você irá obter melhores resultados na gestão da sua equipe e consequentemente na gestão dos seus Projetos, trazendo benefícios para a organização.

Os Gerentes de Projetos certificados como Coach possuem maiores conhecimentos e habilidades para lidar com pessoas e conduzir processos de melhorias de performance dentro das organizações e isso é um grande diferencial, vale a pena o investimento.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Fábio Mourão

Leader Coach

Certificado em Personal & Professional Coach e Analista DISC pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) • Bacharel em Análise de Sistemas com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Pós-MBA em Gestão Executiva de Projetos também pela FGV, atua na área de tecnologia há 20 anos, sendo 10 anos com Gestão de Projetos e Serviços de TI em empresas de pequeno, médio e grande porte •