Nestes últimos meses, eu li um livro sobre hábitos e como eles podem influenciar em toda a nossa vida. O nosso cérebro condiciona a criar hábitos e rotinas em nossas vidas para reduzir o esforço mental para desempenho das atividades do dia a dia. Trazendo este conceito para a realidade das pessoas que buscam uma nova oportunidade de trabalho, percebe-se que as pessoas estão fazendo a mesma coisa, tais como: atualizar o currículo, entrar em contato com alguns amigos, procurar novas oportunidades na internet. O grande obstáculo são os nossos hábitos, pois eles podem nos prejudicar, não deixando nós visualizarmos pontos que podemos melhorar ou desenvolvermos para acelerar o processo de recolocação no mercado de trabalho.

Segundo Charles Duhigg, autor do livro Poder do Hábito, a partir da descoberta sobre o hábito o autor chegou à conclusão sobre o “Loop do Hábito”, que é a forma como um hábito se insere e funciona. O hábito é separado em três etapas, que são: Deixa, Rotina e Recompensa. Para obtermos um melhor entendimento sobre o conceito, veja as etapas e exemplos abaixo:

A primeira etapa é a deixa. A deixa é o estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado. Exemplo: O indivíduo está desempregado e precisa procurar uma nova oportunidade.

A segunda etapa é a rotina. A rotina é a forma como executamos a deixa. Exemplo: O indivíduo envia currículo através de e-mail, plataformas digitais e amigos.

A terceira etapa é a recompensa. A recompensa ajuda o cérebro, a saber, se vale à pena memorizar este loop para o futuro. Exemplo: sempre que busquei emprego, consegui neste formato.

O processo de mudança requer muita concentração para que o resultado possa ser alcançado Com isso, após identificar a Deixa, a Rotina e a Recompensa, o individuo pode manter todo o processo e substituir a rotina. Funciona praticamente como um processo de Coaching. O Coachee deve identificar quais são as suas prioridades, seus objetivos e com o apoio do Coach, serão criadas ações para que o objetivo seja alcançado. Seguindo os três passos, buscar emprego no mercado com crise requer uma geração de novos hábitos, sendo o Coach responsável a ajudar o Coachee na criação de novos hábitos para acelerar ou melhorar a busca de empregos, pois muitas vezes o método tradicional, como no exemplo acima, pode levar muito mais tempo para conquistar uma nova oportunidade.

Identifique seus hábitos, crie novos hábitos e trabalhe em busca da sua nova oportunidade de emprego. Lembre-se que só depende você. Boa sorte!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

MARCIO CINTRA DA LUZ

Master Coach

Master Coach, MBA Gestão de Pessoas, Administração de Empresas e inglês fluente. Experiência em desenvolvimento de novos canais de vendas, gestão de grandes contas, vivência na criação de plano e aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Experiência sólida em gestão de pessoas, produtos financeiros, consultoria e treinamento.