Dentre as várias possibilidades que um empreendedor de sucesso precisa ter, uma das mais importantes é a capacidade de liderar uma equipe. Por mais talentoso que o líder seja, não é possível realizar todas as tarefas necessárias em uma empresa sozinho. É importante lembrar que é preciso manter a equipe motivada e produtiva.

Dentre as diversas características de um bom líder, vou citar algumas que, de fato, fazem a diferença no meio empresarial. A primeira é escutar. A habilidade de entender diferentes pontos de vista e enxergar questões de vários ângulos é o principal segredo do sucesso. Líderes ouvem mais do que falam. Do contrário, eles são apenas chefes dando comando verbal. Ao ouvir, consegue-se enxergar melhor um panorama das situações que ocorrem na empresa, e também, tomar decisões de forma mais assertiva.

Em segundo lugar, não pense apenas em dinheiro. Ou seja, o dinheiro é o maior objetivo de um empreendedor, porém, tomar decisões apenas olhando sobre o aspecto monetário gera a impressão de que o líder se esqueceu de que trabalha com seres humanos que possuem valores. Logo, burlar as regras para ganhar mais não será visto com bons olhos diante dos colaboradores.

Em terceiro lugar, mantenha sua reputação lá em cima, tudo o que você fez na sua carreira até o momento de se tornar um líder não será esquecido. Por isso, não se esqueça do aperfeiçoamento do empreendedor como pessoa e de forma profissional também. Sem o esforço para aprender mais, erros acontecem, e a reputação acaba sendo afetada.

Por último, aperfeiçoe-se. Não cobre apenas dos seus funcionários, você também precisa correr atrás e se aprimorar. Os líderes esperam mais de si do que da equipe, em geral.

Após ler esse texto, reflita sobre o assunto e veja como conselhos simples, podem fazer a diferença na gestão de pessoas.



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