Quero te convidar a uma mudança da trajetória destes pensamentos. A boa notícia é que a AUTOCONFIANÇA PODE SER DESENVOLVIDA: acredite, esse esforço vale a pena! Todo ser humano precisa se sentir competente, eficaz e confiante em relação às suas capacidades. Isso cria um impulso para a ação e nos torna protagonistas – o ator principal, buscando nossos objetivos – um a um.

A autoconfiança pode ser evidenciada de várias maneiras: pelo seu comportamento, linguagem corporal, a forma como você fala, o que você diz, etc. Outras formas de percebermos a autoconfiança: fazer o que acredita que pode fazer, mesmo que os outros critiquem; estar disposto a correr riscos e fazer um esforço extra para conseguir coisas melhores; admitir os erros e aprender com eles; aceitar cumprimentos e elogios por um trabalho realizado.

Para o desenvolvimento da autoconfiança, alguns acreditam que afirmações e pensamentos positivos podem nos impulsionar. Tudo bem, isso tem sentido e valor, mas não basta. É importante traçar metas e ter a experiência de êxito, de um resultado alcançado. Isso vai construindo um sentimento de competência, acrescentando pontos na autoimagem e autoconfiança. Esse caminho construirá, também, nosso sucesso, pois afinal de contas, a autoconfiança é construída a partir das realizações pessoais.

Vamos, então, para alguns pontos importantes que te ajudarão a desenvolver a autoconfiança:
1)Anote pelo menos 10 coisas que você já conquistou e que foram significativas. Isso começará a trazer um estímulo pelas coisas de valor que já conseguiu realizar.
2) Coloque ao lado de cada uma destas conquistas as habilidades e competências que você utilizou. Elas são seus pontos fortes – você já as possui!
3) Anote, agora, coisas que realmente são importantes para você e que quer atingir / conquistar.
4) Descreva como fará para atingir esses seus objetivos. Comprometa-se com seu sucesso: aja sempre pensando no que pretende alcançar e o que necessita fazer para se aproximar mais de seu objetivo.
5) Seja resiliente e persista no seu objetivo. Diante de dificuldades, reavalie seu objetivo e trace nova estratégia para te levar ao resultado esperado.
6) Celebre cada uma das conquistas que estão te levando na direção de seus objetivos.

A conquista do objetivo alimenta a visão de que somos capazes de atingir outros patamares e ter um processo contínuo de estabelecer outros desafios. Isso é autoconfiança – acreditar em si mesmo. Pessoas autoconfiantes inspiram confiança, são atraentes, bem sucedidas ... e felizes!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Noemi Martyniuk

Master Coach

Apaixonada por lidar com “gente”. Palestrante, Coach, Psicóloga. Atuação em empresas nacionais e multinacionais e como consultora independente, com mais de 25 anos de vivência em Recursos Humanos com foco em como apoiar as organizações na busca de melhores resultados empresariais através e com as pessoas.