A meta de todos os coaches eficazes deveria ser transmitir poder a seus clientes e retirar-se do relacionamento. A meta não deveria ser, conforme expresso por um consultor mal orientado mas honesto, "um relacionamento de longo prazo com o cliente e um fluxo constante de renda para mim!".
Da perspectiva do consultor. A essência do coaching eficaz é criar um cliente autoconfiante e então retirar-se do relacionamento. Ao contrário do modelo atlético, onde deve sempre haver um treinador, os consultores de carreira devem estar cientes da tentação de criar um relacionamento de dependência com seus clientes e, por isso, rejeitá-la. A dependência perverte o papel de coaching, diminui tanto o coach como o cliente e torna trivial o processo de coaching. Um coach nunca deve permanecer em um relacionamento de ajuda pelo dinheiro.
Da perspectiva do cliente. Certifique-se de que você o seu coach estão sintonizados na mesma estação em relação a quando e como o processo de coaching terminará. Resista a tentação de prolongar o relacionamento; é importante e enobrecedor que você continue em vôo solo! O coaching é muito mais eficaz quanto limitado no tempo e por objetivos predeterminados. Estabeleça essas metas e limites no início do processo de coaching e atenha-se a eles. Não é bom para você nem para o seu coach criar um relacionamento dependente de longo prazo. Se o seu coach abusar da sua acolhida, demita-o!
O coaching externo pode ser uma poderosa ferramenta de desenvolvimento. Pode ser também um processo artificial, superficial e manipulativo que, em última análise, é prejudicial tanto para o coach como para o cliente.
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