Escrito por Sulivan França - 19 de Dezembro de 2017

Pode parecer óbvio dizer isso, mas estudar é a maneira mais digna de obter crescimento profissional no mercado de trabalho.

Hoje, somos testemunha de grande desenvolvimento e avanços tecnológicos, vemos uma migração de modelos padronizados para sistemas flexíveis de trabalho.

A competitividade é acirrada, impulsionada por crises políticas e econômicas, a tecnologia é cada vez mais disseminada, as empresas estão sendo obrigadas a desenvolver estratégias eficientes de vendas para sobrevirem às mudanças, dependendo como nunca do capital intelectual.

Leia também: O que é Objetivo Profissional?

A importância do capital humano para as organizações

De acordo com os especialistas em recursos humanos, as pessoas são hoje o bem mais importante das empresas, mesmo com elevado número de desemprego provocado pela crise.

As vagas de trabalho formalizado reduziram, os quadros das corporações ficaram mais enxutos, porém a absorção de mão de obra específica, bem treinada e aperfeiçoada é uma realidade, porque o mercado depende de talentos que fazem a diferença.

Talvez, uma das principais lições da crise é que as empresas descobriram que podem operar com menos colaboradores, custos fixos reduzidos, investindo no capital intelectual. Ou seja, em pessoas com expertise e conhecimento técnico no que fazem.

Leia também: Dicas para Entrevista de Emprego

Benefícios práticos do estudo

Obter um novo emprego, portanto, depende do esforço que as pessoas empreendem na carreira profissional, e o estudo é protagonista disso. Cursos, estágios, workshops, congressos, palestras, enfim, tudo que relacione da melhor forma estudo e uma carreira profissional bem-sucedida.

É preciso aprendizagem contínua para se manter atualizado no mercado. São raros os casos em que um indivíduo obtém sucesso profissional sem ter antes frequentado uma instituição de ensino. Isso porque o mundo atual valoriza o conhecimento como pré-requisito para a participação no mercado de trabalho.

Uma pessoa com formação mais completa também se torna mais crítica, capaz de analisar e compreender situações políticas, econômicas e sociais. Tal cidadão pode ser mais ativo e produtivo para melhorar a qualidade de vida de seu país e, consequentemente, do mundo.

O mercado de trabalho busca pessoas com esse perfil, além disso, outro fator decisivo no sucesso profissional é o autoconhecimento. Ao longo da formação educacional, a pessoa vai aprendendo a se conhecer melhor e, com isso, terá maiores possibilidades de escolha da profissão que melhor desempenhará.

Conheça os Cursos de Coaching e saiba como eles podem alavancar sua carreira.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF