Em seu papel de Coach Integral que busca ajudar o coachee a alcançar a vida que deseja, existem quatro áreas principais a exigir a sua atenção. Aqui está uma versão condensada de algumas linhas de desenvolvimento que há nos quadrantes, a saber: corpo, mente, relacionamentos e dinheiro. Esse modelo serve de base ao seu raciocínio durante o processo de coaching, pois aponta as áreas da vida do coachee que não estão sendo consideradas ou desenvolvidas. Em comparação com o restante do livro, trata-se quase de um modelo minimalista, mas deve ser visto em termos de apoio adequado que pode ser oferecido. Essas são as condições mínimas a partir das quais a vida se desenvolve. Seja utilizando o modelo GROW ou um plano de vida, a observação dessas quatro áreas permite perceber o que se deve procurar na vida do coachee e verificar se as condições foram estabelecidas de acordo. 

Corpo

Uma boa saúde é um elemento importante para a maioria das pessoas. Muitas vezes, e fazendo coro com as palavras de Carly Simon, não sabemos o que temos, até o dia em que deixamos de ter. Uma dieta balanceada, exercícios, como ginástica ou ioga, atividades físicas, como caminhadas ou jardinagem, são aspectos de uma boa saúde física.

A cura de uma dor nas costas, por exemplo, por meio de tratamento médico ou medicina alternativa, melhora consideravelmente a qualidade de vida. Aqueles que não se preocupam com o aspecto físico talvez não percebam logo os benefícios, mas irão senti-los aos poucos. Cuidados com a dieta também são importantíssimos, e um regime sensato certamente estabelece as condições para um corpo saudável.

Mente e aspecto emocional

Esta área inclui respostas emocionais apropriadas e a linha de desenvolvimento chamada “afetividade”, bem como as adaptações e subpersonalidades. O indivíduo emocionalmente equilibrado tende a ter melhor qualidade de vida.

Relacionamentos

Uma boa abordagem ao desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e amistosos é essencial, e aí se inclui o interesse por todos os tipos de pessoas. Na vida, a realização frequentemente é fruto das nossas interações.

Aspecto financeiro

Você talvez se surpreenda ao saber que a quarta condição é o dinheiro: é preciso ganhar o suficiente para manter as atividades desejadas. Na sociedade ocidental, esse aspecto, se bem trabalhado, resolve muitas dificuldades. Observe as áreas problemáticas na vida das pessoas. Percebe como muitas delas estão ligadas ao dinheiro? Quando essa área é trabalhada, estabelece as condições adequadas para que muitas outras também o sejam. Além disso, já que estamos falando de áreas integradas, se o indivíduo melhora suas habilidades emocionais ou de relacionamento, isto com certeza tem um reflexo positivo sobre o aspecto financeiro. É o estabelecimento das condições adequadas que aponta a direção do apoio que convém ao coachee.


Martin Shervington em Coaching integral, editora Qualitymark, 2006.