Você sabe quando contratar um coach?

Um dos principais motivos para se contratar um profissional de coaching é porque ele apoia na identificação das atividades que você deve ou não fazer. O coach faz as perguntas certas sobre o que não está acontecendo conforme os seus planos, principalmente porque você não realiza algumas tarefas de maneira eficaz. Muitos empreendedores fazem apenas o que é prazeroso no momento, ou trabalham sempre impulsionados pela urgência.

Além disso, muitas vezes a pessoa sente a necessidade de mudar a maneira de agir, para obter melhores conquistas pessoais e profissionais. Percebe que os objetivos não são alcançados e, mesmo insatisfeita com o próprio comportamento, insiste em sofrer as consequências.

Resistir às mudanças é um comportamento normal do ser humano, mas elas são essenciais para o progresso. Para isso, contratar um coach é fundamental, porque esse profissional possui competências essenciais para apoiar o cliente na busca por mudanças pessoais, profissionais, na empresa, no aperfeiçoamento contínuo e melhoria de qualidade do trabalho.

As competências de um coach

Os coaches são habilidosos para planejar e organizar o tempo, lidando bem com prazos e exigências múltiplas. Para isso, atua com uma comunicação clara, eficaz e empática dentro e fora da organização. As pessoas competentes na comunicação interpessoal ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com os outros, além de serem habilidosas para articular seus pensamentos e ideias.

O coach também dá suporte aos resultados, desafiando o cliente a conquistar as metas com excelência. Com isso, apoia o coachee a estabelecer metas e objetivos apropriados, empenhando esforço pessoal e trabalho intenso para alcançar resultados.

Outra competência característica do coach é o foco no cliente. Através da coleta de informações sobre os negócios do coachee e do esforço para entender suas expectativas de mercado.