Inteligência Emocional: por que ela é importante?

Inteligência emocional é basicamente o conceito utilizado para descrever a capacidade de uma pessoa reconhecer, controlar e avaliar seus próprios sentimentos.

Já o desenvolvimento pessoal abrange impulsionando o desenvolvimento das habilidades pessoais e dos próprios potenciais, contribuindo com a construção do conhecimento humano e facilitando a empregabilidade, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a realização de sonhos e aspirações.

O desenvolvimento pessoal abrange toda a vida de um contexto organizacional, o desenvolvimento humano refere-se aos sistemas de métodos, programas, ferramentas e técnicas de avaliação que suportam seu desenvolvimento no nível individual nas organizações.

A importância de saber lidar com as emoções

Vivemos em uma época em que os níveis de estresse, pressão e competitividade nas escolas, faculdades, e em rotinas diárias, como em casa ou no ambiente de trabalho, estão cada vez mais altos. Saber lidar com as emoções diante das adversidades do dia a dia, evitando perder o controle, é um diferencial fundamental entre pessoas bem-sucedidas.

O indivíduo que tem as capacidades da inteligência emocional, de conhecer e controlar suas próprias emoções, certamente terá muitas vantagens na hora de desenvolver suas habilidades pessoais. Estudos comprovam que um alto QI não é garantia de sucesso, mas que o desenvolvimento da inteligência emocional é o fator mais importante para tal, tanto na carreira quanto em qualquer área desejada pela pessoa.

Inteligência emocional e sucesso profissional

De acordo com a pesquisa realizada por “Travis Bradberry e Jean Greaves”, autores do livro “Inteligência Emocional 2.0”, apenas 36% das pessoas conseguem lidar com as próprias emoções.

O estudo constatou, ainda, que a inteligência emocional é um dos principais artifícios e diferenciais dos profissionais de sucesso, de modo que, o desenvolvimento desta competência é fundamental para o alcance efetivo de resultados extraordinários não só em suas carreiras, mas como em sua vida pessoal.

Coaching no desenvolvimento de inteligência emocional

Se você reconhece que possui dificuldade para desenvolver inteligência emocional, saiba que um curso de coaching pode te apoiar nisso.

Mas, antes disso, entenda o que é coaching.