As empresas se preocupam com os funcionários e com a infraestrutura que oferece para eles desenvolverem suas funções com eficiência. Por isso a gestão de pessoas é tão relevante: as empresas são essencialmente constituídas de pessoas e seu sucesso ou fracasso dependem delas.

Os funcionários trabalham para que a empresa alcance todos os objetivos profissionais estabelecidos, na espera de receber remuneração e benefícios justos, que os incentivem no desempenho de suas funções.

A importância da gestão de pessoas para as empresas

De acordo com pesquisadores como Vanessa Aparecida Almeida e Idalberto Chiavenato, a gestão de pessoas é fundamental para toda e qualquer empresa que depende exclusivamente das pessoas para se desenvolver e ter sucesso. Por isso é fundamental se preocupar com os funcionários, pois são eles que irão garantir seu total crescimento interno e externo.

As empresas devem se preocupar com o desenvolvimento intelectual e psicológico das pessoas, fornecendo capacitação, investindo em educação e desenvolvimento profissional.

A gestão de donos e empregados

Quando se fala em gestão de pessoas, estão envolvidos todos os seres humanos que fazem parte da empresa, donos e empregados.

Os proprietários objetivam a sobrevivência, o crescimento, a produtividade, redução de custos, qualidade, participação no mercado e clientes. Os funcionários esperam receber bons salários, melhores benefícios, segurança no trabalho, satisfação, respeito e oportunidade de crescimento.

As habilidades do gestor ideal

Por isso, a boa gestão é indispensável para o sucesso de uma empresa. Existem diferentes características de pessoas ideais para gestão, enquanto uns preferem funcionários com mais experiência e conhecimento de mercado, outros optam por líderes mais jovens.

Contudo, é preciso manter o equilíbrio, o gestor ideal deve treinar bem os novos colaboradores, recompensar de forma justa e motivar todos da equipe para atingir as metas da empresa.

E-book Recursos Humanos

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!