Escrito por Sulivan França - 08 de Abril de 2019

O mercado de trabalho está em constante atualização e a concorrência fica cada vez mais acirrada em todos os segmentos. É preciso ter atenção às características comportamentais para entender como potencializar o seu desenvolvimento profissional e não perder boas oportunidades em sua carreira.


O que pode atrapalhar o seu desenvolvimento profissional?


Algumas atitudes são inimigas do seu crescimento. É importante reparar em sua rotina, fazendo uma autoanálise que permita identificar hábitos restritivos de crescimento.


Confira os mais comuns hábitos que se disfarçam bem em nosso dia a dia, quase nos impedindo de identificá-los:


1. Procrastinação e outros tipos de autossabotagens


Procrastinar é uma atitude difícil de ser constatada porque ela ?se veste? de muitas formas diferentes para distrair você ? muitas tarefas que não são prioridades, sensação de insuficiência, impressão de ter pouco tempo ou mesmo de que não vale a pena continuar algo que acredita que não vai dar certo, mesmo não tendo provas disso.


Ao identificar esse e outros tipos de autossabotagem (ansiedade, vitimismo, etc), você precisa buscar ajuda de profissionais. Assim, com mais equilíbrio, terá mais domínio próprio para investir em seu processo de desenvolvimento profissional.


2. Acomodação intelectual


Muitas pessoas utilizam a expressão ?acabar os estudos? para quem concluiu a graduação. A verdade é que nunca concluímos os estudos, pois sempre temos algo a mais para aprender e a busca por novos conhecimentos deve ser constante.


A estagnação é muito perigosa e pode deixar você para trás em comparação à concorrência na sua área de atuação. Priorize cursos que valorizem não só as suas habilidades técnicas, como incentivem a sua inteligência emocional, resultando em um desenvolvimento profissional completo.


3. Negatividade ou falsa positividade

A motivação está completamente ligada à produtividade. Alguém que não tem pensamentos positivos, ou mesmo que transmite uma falsa positividade no ambiente de trabalho pode, gradativamente, reduzir os bons resultados de uma empresa.


Isso porque, ao começar tarefas com pensamentos negativos, falta de vontade e desânimo, muito provavelmente, o resultado não será o melhor possível, já que o esforço para cumpri-la também não foi o melhor possível.


O clima organizacional ? percepção coletiva que os profissionais têm da empresa ? é um dos fatores que mais incentivam a motivação, e pessoas negativas podem contagiar equipes inteiras. Portanto, é preciso lutar contra a negatividade e começar a ter uma mudança de visão.


Como mudar práticas negativas para práticas positivas?


Agora que você conhece as principais práticas que afetam o seu desenvolvimento profissional, chegou o momento de começar a mudá-las. Para isso, você terá que:


  • buscar mais autoconhecimento para identificar o que tem impedido seu desenvolvimento profissional e até mesmo pessoal; tentar substituir pensamentos e práticas negativas, como exercícios diários; encontrar ajuda de profissionais e cursos que possam dar mais agilidade e confiança durante este processo de crescimento.


Conte com a SLAC® Coaching para ser um profissional com muito mais autonomia para gerar resultados e se desenvolver no mercado.



E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF