Por que falar de coaching?

O coaching é um processo voltado para o desenvolvimento das habilidades do ser humano, apoiando-o a sair do estado atual e chegar ao estado desejado, seja na esfera pessoal ou profissional.

A metodologia vem em crescente expansão por todo o mundo, procurado principalmente por empresários, executivos e funcionários corporativos, que sabem onde querem chegar, mas não conseguem ter foco e disciplina para alcançar o objetivo.

Uma pessoa que busca o profissional de coaching percebe que algo não está saindo como ela deseja ou quando se sente perdida em determinado momento da carreira profissional e busca melhorar seus resultados.

As mudanças provocadas pelo coaching

O coaching estimula mudanças importantes e significativas na pessoa, com resultados satisfatórios alcançados em pouco tempo. Ao passar por esse processo, o coachee consegue enxergar com clareza pontos peculiares do seu comportamento, tem estímulos na autoconfiança e vence barreiras para atingir suas metas.

O coach apoia seu cliente em todo potencial para conquistar o que for estabelecido. A pessoa define uma meta, que pode estar relacionada a diferentes áreas, e o coach apoiará no desenvolvimento de habilidades e competências para alcançá-la.

O apoio proporcionado pelo coach

Por meio das metodologias de coaching, é possível enxergar os problemas de maneira diferente, identificando as soluções e novas possibilidades de ação. O coach não dá diagnóstico, tampouco aconselha ou faz recomendações, ele explora e se torna uma ferramenta de apoio para o cliente obter o máximo de desempenho pessoal e profissional.

Seu suporte é importante para possibilitar autoconhecimento e expansão das capacidades do coachee, que normalmente precisa de um olhar diferenciado para resolver problemas pessoais ou profissionais e também para a decisão sobre a carreira a ser seguida.

Ao utilizar a metodologia, o coach apoia a pessoa em relação as habilidades profissionais de quem ingressa no mercado de trabalho e precisa desenvolver competências específicas. Depois de passar pelo processo de coaching, o indivíduo consegue maximizar seu relacionamento com o trabalho e passa a gerenciar melhor sua equipe, obtendo excelentes resultados.

Além de promoção de cargo, o coachee consegue obter também outros benefícios pessoais, como controle de estresse, melhor gestão do tempo e satisfação pessoal.