O coaching funciona?

O coaching tem sua eficiência mundialmente referendada através de resultados bem-sucedidos. Desde os anos 70, a metodologia vem sendo aperfeiçoada para promover desenvolvimento consistente e duradouro em pessoas que tem a possibilidade de fazer um processo.

A metodologia é decisiva para apoiar as pessoas a superarem problemas que impedem o sucesso pessoal ou profissional, desencadeando mudanças importantes e significativas no indivíduo, com resultados satisfatórios que podem ser alcançados em pouco tempo.

Com isso, a pessoa consegue enxergar claramente alguns pontos peculiares do seu comportamento, tem estímulos na autoconfiança e consegue vencer barreiras para atingir suas metas.

Esse processo se dá por um acompanhamento realizado de forma confidencial e profissional, através de sessões com o especialista na metodologia coaching, em encontros que podem durar de uma a duas horas em frequência semanal, quinzenal ou mensal.

Uma relação de parceria

Durante esse período, o coach apoia o cliente em todo seu potencial para conquistar o que for estabelecido. A importância da parceria entre o coach e coachee é tão valiosa como no esporte.

Por exemplo, um treinador não faz o treino no lugar do atleta, ele o acompanha em todos os estágios de evolução, injetando motivação e coragem. Estimula o atleta a se superar em seus limites, para alcançar resultados cada vez melhores, tornando-se uma pessoa essencial, numa parceira de muita confiança para libertar o potencial e maximizar o desempenho do atleta.

Dessa mesma forma, o coach dá suporte ao seu cliente para aprender ao invés de ensinar algo a ele. Numa relação de apoio mútuo, com foco e comprometimento, numa parceria em que cada um se empenha para atingir um objetivo, o coach desperta o potencial do coachee para que este realmente atinja o que deseja da maneira mais rápida e centrada.

Em cada sessão de coaching, o profissional conduz um diálogo aberto e efetivo com seu cliente, utilizando perguntas eficazes, apoiando-o para um desenvolvimento contínuo.