Escrito por Sulivan França - 27 de Novembro de 2017

O plano de sucessão organizacional é uma etapa importantíssima do planejamento estratégico de recursos humanos. Como a ferramenta de psychtest tem inúmeras funções de identificação e estudo das personalidades dos candidatos, torna-se de suma importância para os profissionais de RH.

O planejamento e a preparação para a conscientização da empresa é fundamental para as organizações se mobilizem na discussão do tema e que seus líderes, que tenham visão, trabalhem em cooperação com os consultores, no diagnóstico dos perfis de seus sucessores com o objetivo de facilitar os procedimentos.

A complexidade do plano de sucessão

O processo de plano de sucessão organizacional nas empresas é complexo e delicado e, em alguns casos desgastante, mesmo quando planejado. Tendo em vista que esse foco não é só sobre o futuro de cada profissional, e sim, quanto ao futuro da organização em si.

A importância de se utilizar a ferramenta psychtest no plano de sucessão se dá ao fato de que testes como o de motivação profissional, perfil de avanço profissional, potencial de liderança e de habilidades e estilos de gestão ajudam as empresas a escolherem melhor o candidato certo para a vaga certa, ainda mais se essas forem utilizadas para sucessão.

Nesse ponto de vista, é importante identificar e formar um banco de possíveis sucessores, desenvolvendo um plano de ação para a transição de comando, visando decidir quais áreas estratégicas deverão ser consideradas, e quais deverão ser ocupadas por meio de um programa de desenvolvimento das competências das lideranças com candidatos internos a sucessão vertical e horizontal, bem como seu plano estratégico.

Leia também: O processo de recrutamento e seleção

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF