Persuasão e influência

Persuasão e influência podem ser classificadas como ótimas estratégias utilizadas no processo comunicativo, nas quais o indivíduo utiliza recursos emocionais para conseguir convencer o outro sobre determinada ideia ou a realizar uma ação.

Existem inúmeras técnicas de se influenciar e persuadir pessoas, que não são necessariamente consideradas nem boas nem más, o uso que o indivíduo faz delas é que pode ser nobre ou maledicente.

Muitas profissões fazem uso das técnicas de persuasão e por sua vez, de influencias com intenções muito variadas, como as que exigem liderança, entendimento e compreensão. Sejam professores, políticos, gestores, vendedores, supervisores, religiosos ou advogados, todos utilizam técnicas de persuasão para influenciar seus seguidores.

Como todo ser humano tem a necessidade de ser aceito e compreendido, todas e quaisquer pessoas gostariam de saber persuadir.

Influência e persuasão na área comercial

Na área comercial, ou seja, em vendas, a influência e a persuasão são de suma importância, tanto na obtenção de novos clientes, quanto no relacionamento com os atuais, pois quanto melhores forem os argumentos e as abordagens dos vendedores, mais serão as vendas.

Persuadir e influenciar significa conhecer o ponto em que as ideias e os sentimentos do outro indivíduo estão e o ponto onde se quer levá-lo, conduzindo uma linha de aproximação aceitável e agradável para ambas as partes, que leve às ideias, atitudes ou ações desejadas, compreendidas, tomadas ou realizadas.


Leia também nosso texto sobre a persuasão na área de vendas.


Liderança e influência

Para se tornar um líder de sucesso, é importante que além de todas suas habilidades, o indivíduo também faça uso de persuasão para influenciar de forma positiva seus liderados. Dessa forma atinge seus objetivos, pois a persuasão utilizada de forma correta serve para influenciar as emoções do ser humano.