Onde o coach atua?

O coach possui competências essenciais para atuar na profissão, amplamente desenvolvidas pelas certificações internacionais da SLAC Coaching®. Uma delas é a negociação, no qual identifica as necessidades e motivos dos lados envolvidos e se empenha por acordos mutuamente benéficos. Com isso, é capaz de entender o assunto sob o ponto de vista da outra parte e também influenciar o outro lado a ver os assuntos sob a sua perspectiva, obtendo acordos mutuamente promissores.

Para isso, atua com uma comunicação clara, eficaz e empática dentro e fora da organização. As pessoas competentes na comunicação interpessoal ouvem de forma eficaz e desenvolvem empatia com os outros, além de serem habilidosas para articular seus pensamentos e ideias.

O coach também apoia para resultados, desafiando o cliente a conquistar as metas com excelência. Com isso, apoia a estabelecer metas e objetivos apropriados, empenhando esforço pessoal e trabalho intenso para alcançar resultados.

Foco total no cliente

Outra competência decisiva é o foco no cliente, coletando informações sobre os negócios do coachee e se esforçando para entender suas expectativas de mercado. Isso permite ao coach prever qual a necessidade do seu cliente e a organização pode se empenhar além do necessário para assegurar a satisfação com seu serviço.

O respeito à diversidade, promovendo respeito pelas diferenças entre pessoas, independente de gênero, raça, credo, origem, status ou função, é outra competência essencial do coach.

Esse profissional convive, ainda, com outras competências como: a adaptabilidade a mudanças, que propicia reestruturar tarefas e prioridades durante processos de mudança nos negócios e na organização; o aperfeiçoamento contínuo, para aperfeiçoar a qualidade do trabalho, processos, métodos e materiais; e finalmente o planejamento e organização, para planejar o trabalho de acordo com as necessidades de metas e prioridades.

Os coaches são competentes em planejar e organizar o tempo, lidando bem com prazos e exigências múltiplas.