Escrito por Sulivan França - 04 de Setembro de 2017

As organizações sabem que um líder de sucesso não surge de um dia para outro, ele surge de um conjunto de experiências, habilidades e desenvolvimento de atitudes, seja através de métodos de coaching ou do tato natural da pessoa.

Um fato conhecido é que se o líder não sabe quais são seus objetivos, não conseguirá guiar sua equipe para o sucesso. Portanto, para poder liderar bem, esse líder deve, em primeiro lugar, se conhecer bem, saber suas metas e resultados desejados, podendo, assim, traçar estratégias para alcançá-las, envolvendo todos seus liderados em seu plano de ação.

O processo de coaching é uma ferramenta que pode ajudar nessa jornada.

As responsabilidades de um bom líder

Muito além de comandar uma equipe, ele deve também cultivar, desenvolver e dar importância às pessoas das equipes, além de servir como inspiração e exemplo dentro e fora das organizações.

Com a liderança, as empresas constroem bases sólidas de relacionamentos, mostrando conhecer e reconhecer todos seus funcionários, dando valor e suporte necessário para que desenvolvam cada vez mais suas tarefas. Esse trabalho de conhecimento e entrosamento entre empresa e equipe é feito através dos líderes de cada setor, gerentes e chefes que conseguem atender suas expectativas, estabelecendo harmonia entre as necessidades da organização e da equipe.

A importância das experiências

A liderança não é um atributo das pessoas, mas algo que se aprende com as experiências cotidianas. Esse aspecto está diretamente ligado às capacidades dos líderes de superar as expectativas dos grupos liderados.

Determina-se que para que haja sucesso na empresa, as lideranças devem ter entrosamento não só entre si, mas com as equipes todas, fazendo com que seus objetivos e metas tornem-se um só. Como um exemplo para equipe, o bom líder tem que pensar antes de agir e de falar, admitir seus erros e procurar ajuda, ou de nada vai adiantar conhecer a sua equipe e não a respeitar.

A liderança de sucesso não resolve problemas ou centraliza as decisões e soluções só nelas. Muito pelo contrário, deve encontrar oportunidades para distribuir tarefas, reunir e ouvir a equipe para reparar erros.

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