Líder precisa se afastar das operações diárias para garantir crescimento da equipe

Em tempos de crise, muitos fundadores e CEOs de empresas voltam a fazer parte das operações diárias das companhias.

Para eles, estar perto dos processos pode ser de grande valia para garantir o contínuo crescimento do seu negócio. Porém, em alguns casos, esse pensamento é exatamente o que precisa ser esquecido.

Em tempos de recessão, os líderes devem estar completamente focados no todo, analisando o desenvolvimento da empresa de uma perspectiva mais macro. Estar inserido nas atividades do dia a dia vai contaminar a visão deles e acabar atrapalhando mais do que ajudando.

Grandes empresas que fizeram história, conquistaram o sucesso investindo justamente no distanciamento de seus líderes, como por exemplo a Apple. Steve Jobs deixou de lado as operações diárias para se dedicar a expansão da companhia.

Esse tipo de atitude mostra um líder preparado e que tem total confiança na equipe que construiu e formou. Quando um CEO ou um fundador decide se afastar do dia a dia para investir em outros projetos da companhia, ele acaba indiretamente incentivando seu time, já que demonstra, por meio dessa atitude, acreditar no trabalho daquelas pessoas, individualmente e em conjunto.

Leia também: 

O segredo dos jovens empreendedores de sucesso