Uma empresa bem-sucedida é experiente na maneira de gerenciar o capital humano, que deve estar baseado em princípios básicos.

Os gestores da empresa devem pensar em sistemas, adotar uma estratégia única para o modelo de negócios e para seus recursos humanos. Todas as decisões devem ser interligadas e baseadas em fatos, para uma boa medição de resultados.

A importância da avaliação dos funcionários

Ao adotar modelos de avaliação dos funcionários, a empresa deve ir além da adoção de práticas já consolidadas, olhando para sua estrutura interna e entendendo as necessidades.

De acordo com um estudo realizado pela Mercer Human Resource Consulting, os recursos humanos devem ser focados em valor agregado. Ainda que exista um limite para corte de gastos, não existe teto para a criação de valor agregado, portanto a empresa deve considerar essas duas variáveis.

Vale ressaltar que, segundo o estudo da Mercer Human, poucas empresas investem na avaliação do desempenho dos seus profissionais. Apesar das despesas com RH serem equivalentes a 21% das vendas, no caso das empresas de serviços, e 30% do valor agregado nas vendas de matéria-prima, no caso das indústrias manufatureiras, as técnicas de avaliação de desempenho são consideradas primitivas quando comparadas com os sistemas de gestão financeira.

Investimento em RH como vantagem competitiva

Além de representarem uma fatia importante dos gastos de uma corporação, os recursos humanos também absorvem boa parte do tempo dos gerentes e executivos responsáveis pela empresa.

Daí a dificuldade de se entender o motivo de tão pouco investimento em técnicas de gestão de RH. Embora a maior parte das empresas tenha dificuldades para avaliar e administrar seus recursos humanos, aquelas que o fazem acabam obtendo uma vantagem competitiva.

Confira também nossos artigos:

Benefícios do coaching para recursos humanos

O papel do gestor de recursos humanos

E-book Recursos Humanos

E-BOOK GRATUITO

Descubra como transformar sonhos em realidade utilizando a metodologia coaching na sua vida!