A Importância da Análise de Perfil Comportamental

A teoria DiSC representa cada um dos quatro tipos de perfis dos indivíduos: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Compreender essas quatro qualidades dentro de cada pessoa aumentará, significativamente, o autoconhecimento, a habilidade de se relacionar e em lidar com diferentes situações de sua vida cotidiana e profissional. Dentro de cada indivíduo existem variados graus dos quatro perfis, nenhum é melhor ou pior que o outro, mas cada um dos tipos é mais adequado para determinada situação.

A Vocação para Cada Função

Cada pessoa tem a sua vocação e habilidade de acordo com a tarefa a ser realizada, por isso todas são igualmente importantes. O maior erro, no entanto, é colocar vários profissionais com vocações diferentes para executarem a mesma atividade e cobrar de todos que executem a ação com a mesma eficácia, obtendo os mesmos resultados.

Curso Avaliação de Desempenho para Profissionais de RH

Muitas vezes o departamento de recursos humanos seleciona um trabalhador que não corresponde às expectativas ainda no período da experiência, fruto de uma seleção malfeita, porque quem o selecionou, encaminhou para desempenhar uma função diferente da sua vocação.

Evitando Erros com o uso do DiSC

A análise de perfil comportamental DiSC atua no fato de conseguir encaixar os indivíduos onde trarão melhor rendimento, evitando erros. As empresas têm utilizado essa metodologia para determinar o perfil de cada funcionário e adequar as funções para aqueles que se sentem melhor para desempenhá-las.

O DiSC tem como objetivo examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente.

Os Quatro Perfis da Teoria DiSC

Dentro de cada indivíduo existem variados graus dos quatro perfis, nenhum é melhor ou pior que o outro, mas cada um dos tipos é mais adequado para determinada situação.

A dominância, por exemplo, define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos.

Leia também: Sou Perfil Dominante e meu Chefe Influente. E Agora?

A influência está relacionada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa, enquanto a estabilidade define as pessoas que buscam a segurança e não gostam de mudanças súbitas, sendo pacientes, gentis e calmas.

E a conformidade, que é a característica das pessoas disciplinadas, precisas e analíticas, que buscam o perfeccionismo. É a valorização das regras, regulamentos e estruturas.