Escrito por Sulivan França - 21 de Setembro de 2017

Os profissionais que trabalham com excelência e geram resultados possuem a capacidade de manter o foco em diversas situações, independentemente do segmento onde atuam.

A programação neurolinguística (PNL) estuda os padrões mentais e emocionais desses profissionais, que precisam sempre ter foco e realizar a gestão de todas as adversidades, imprevisibilidades e novas demandas. De acordo com os especialistas, é preciso que a pessoa saiba exatamente o que quer e quanto o resultado é importante para a empresa e sua carreira profissional.

A importância do foco

Um dos fatores que limitam um profissional de alcançar determinado foco é pensar que a concentração só vale à pena se tiver sorte e se fizer grande esforço.

Um profissional se esgota quando não define um foco para seus objetivos, o que requer mudanças para poder proporcionar resultados melhores para sua empresa e sua carreira. Por isso, a PNL é importante para dar suporte à pessoa que deseja controlar seus pensamentos, objetivos e sentimentos, tendo domínio sobre si e a manter seu foco. Tudo o que a pessoa foca, se expande.

Comportamento, compromisso e resultado

Quem quer alcançar um objetivo, precisa canalizar a atenção e deixar outros assuntos de lado, dessa forma, esse comportamento se transforma em um compromisso e vai gerar resultado. Nos tempos atuais, as pessoas se dispersam o tempo todo nos seus afazeres, acessando internet, desviando a atenção em redes sociais e absorvendo grande quantidade de informações, ficando cada vez mais ansiosas e desperdiçando tempo com situações irrelevantes para seus objetivos.

Como atingir suas metas?

De acordo com Márcia Resende Dolores, criadora do método Engenharia da Felicidade, para se ter mais foco é necessário definir uma meta em várias etapas, construir para cada uma delas um ganho visível e relevante e utilizar palavras que gerem autonomia na meta e no foco. Ou seja, substitua os verbos devo, preciso e tenho, por quero, posso e vou fazer. O indivíduo deve observar, também, o que dá vontade de prosseguir e o que o distrai, identificando onde se foca quando prossegue e onde se foca quando se distrai.

Lembre-se: nossa mente presta atenção em algo por 45 minutos e depois precisa de uma pequena pausa. Você pode construir pausas que coloquem a atenção em assuntos que distraem a mente durante cinco minutos, para oxigenar a mente e aumentar a motivação.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF