Ferramentas de Coaching para Empreendedores

As ferramentas de coaching apoiam os empreendedores a alcançarem as metas desejadas, por meio de ações factíveis, que requerem disciplina e, acima de tudo, força de vontade. Elas são consideradas o caminho a ser percorrido para o empreendedor atingir seus objetivos.

Confira quatro delas:

Plano de Ação Assertivo

Quem elaborar um plano de ação exequível, factível, sem erros de planejamento, está no caminho correto de atingir seus objetivos.

O importante é que o empreendedor chegue ao final do dia com suas ações cumpridas e os itens ticados, sabendo que cumpriu ao que se propôs. Mas para isso é preciso ter cuidado, evite metas grandes com pouco tempo para serem realizadas.

Não se esqueça que, para sair de zero a dez, precisa passar por números de um a nove e isso requer tempo, melhora de performance, conhecer melhor o empreendimento, aprimorar habilidades e treino em uma variedade de técnicas. Por isso, os especialistas aconselham a fracionar a meta em partes, sabendo onde você quer chegar, o que já fez para alcançá-la e o que ainda é necessário realizar para atingi-la.

Evite injetar esforço na rapidez e se esquecer da consistência da meta, porque o importante é a constância com que você caminha na direção do objetivo. Quem dá saltos antes de aprender a caminhar pode colocar o empreendimento em risco. Lembre-se sempre que você é quem impulsiona seu negócio, por isso deve ter habilidade para desenvolver um bom planejamento e colocá-lo em prática.

Análise de Perfil Comportamental (DiSC)

Ferramenta para fazer a medição da linguagem corporal e das ações dos indivíduos, o DiSC é reconhecido como base para os estudos de interpretação de padrão comportamental das pessoas em determinados ambientes.

A técnica mede as ações e a linguagem corporal, baseada em estudos desenvolvidos por um psicólogo chamado William Moulton Marston. O DiSC teva em consideração a existência de quatro traços essenciais no comportamento humano: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

Ao utilizar um sistema de perguntas e respostas baseado no DiSC, é possível definir os pontos fortes e fracos de uma pessoa, que podem ser devidamente melhorados para potencializar sua personalidade no âmbito pessoal e nos negócios.

De acordo com os especialistas, todas as pessoas têm potencial para serem bem sucedidas e alcançarem suas metas, mas a ferramenta DiSC pode ajudá-las e descobrir em quais setores e áreas podem ter melhor desempenho.

Avaliação de Inteligência Emocional

A ferramenta de avaliação de inteligência emocional possibilita que as pessoas compreendam melhor como dispõem dessa competência na personalidade e a desenvolvam de maneira estatisticamente assertiva, além de estabelecerem metas para se desenvolverem no âmbito pessoal e profissional.

Ao colocarem em prática os principais atributos de inteligência emocional, os gestores podem gerenciar melhor a si próprios e melhorar a autodisciplina, além de se relacionarem de forma melhor com outras pessoas.

Os testes da ferramentas de avaliação inteligência emocional são totalmente padronizados, normalmente feitos com os indivíduos em ambiente empresarial. Eles fornecem resultados abrangentes, principalmente quando utilizados em processos de seleção de candidatos a postos de trabalho em alguma empresa. Esses dados são importantes, já que a inteligência emocional possibilita o controle das emoções e sua expressão de maneira mais assertiva.

Muitos a consideram uma dimensão de vida que as pessoas poderiam desenvolver para gerenciar as emoções de forma mais controlada e adequada, porque quem sabe ouvir o próximo e compreende suas emoções, pode controlar a si próprio e ajuda a manter o respeito mútuo nas relações.

Comportamento e Personalidade: Qual a Diferença?

Roda da Vida

Nome de um sistema de auto avaliação desenvolvido por hindus, a Roda da Vida é uma ferramenta simples de ser utilizada no coaching e que pode gerar bons resultados para os empreendedores.

Os profissionais podem ter um diagnóstico das principais áreas da vida do indivíduo em fase determinada. Trata-se de um círculo subdividido em partes que possibilita a criação de um panorama holístico e pessoal de um determinado momento, propiciando a análise de problemas, prioridades e a estimativa de planos futuros.

Ao utilizar a roda da vida, o indivíduo precisa desenhar um círculo separado com as seis ou oito categorias mais relevantes na sua vida. Pode priorizar carreira, família, saúde, finanças, educação, espiritualidade, amigos ou amor, embora a abordagem seja flexível e possibilite mudanças conforme os objetivos de cada pessoa.

Do centro à borda circular, deve ser marcado uma escala de zero a dez e a pessoa deve fazer um ‘x’ na altura do número correspondente, mantendo-se proporcional ao zero no centro e dez na borda circular. Dessa maneira, cada uma das categorias recebem nota e prioridade.