Dicas para quem quer deixar de ser funcionário e virar empreendedor

A máxima de que crise é tempo de oportunidade pode ser batida, mas continua sendo real.

Os desafios de empreender

Há duas dificuldades principais na hora de mudar de status e construir seu próprio negócio. A primeira é desistir daquilo que se faz e a segunda é dar os primeiros passos na direção do novo sonho.

Claro que, por causa do desemprego muitas pessoas acabam não tendo alternativa, mas é preciso saber que pode haver uma nova oportunidade em outra empresa. Portanto, é preciso ser consciente na hora de abrir o próprio negócio para não encará-lo apenas como uma medida desesperada de tentar se recolocar no mercado.

Metas para empreendedores

Para que a nova empreitada não termine em frustração é preciso elaborar uma lista com metas, objetivos e desejos. Esses aspectos devem ser idealizados com ambição, mas ao mesmo tempo o empreendedor deve ter os pés no chão, sabendo que a caminhada não será fácil, que o caminho pode ser longo e que é preciso dar um passo de cada vez.

A partir de então, foco é a palavra. É importante levar em consideração que para obter êxito é preciso ter diferenciais, avaliar as práticas do mercado, absorver as exitosas e descartar as infrutíferas. Se for atuar na mesma área onde atuou como funcionário, o know-how para aderir ou descartar práticas vai ser maior. Aproveite isso.

Formações em Coaching

Lembramos que o coaching é dividido em três nichos específicos:

Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.

Benefícios do Coaching para Empreendedores

Por se tratar de uma metodologia focada em resultados, o coaching pode auxiliar os novos empreendedores na definição de metas alcançaveis para alavancar seu empreendimento. Para isso, o empreendedor pode optar por fazer uma formação em coaching para líderes ou passar pelo processo de coaching com um profissional com formação reconhecida.

Saiba onde fazer sessão de coaching com os coaches formados pela SLAC.

Se ainda tem dúvidas sobre empreender, confira o segredo dos jovens empreendedores de sucesso.