Dicas para economia financeira

Com a crise financeira e o medo do desemprego, muitas pessoas têm como necessidade gastar menos.

Mas, ao contrário do que a maioria pensa, economizar não é sinônimo de privação, sofrimentos ou sacrifícios absurdos. Basta realizar um planejamento eficaz que você consegue poupar sem perder os bons momentos da vida.

Como economizar dinheiro sem comprometer a motivação pessoal

Sentir que só paga contas o tempo todo, sem concretizar nenhum de seus projetos de vida, acaba com sua motivação pessoal, além de resultar em falta de perspectiva.

Por esse motivo, é importante não apenas economizar dinheiro, mas também reservar parte das suas finanças para manter a qualidade de vida e realizar sonhos em um futuro próximo.

Que tal fazer aquela viagem que você sonha desde a infância? Ou relaxar em um spa durante um fim de semana do mês. Talvez comprar o carro dos seus sonhos? Ou até mesmo financiar a casa própria. Tudo isso é possível com planejamento financeiro eficaz.

Confira algumas dicas para economizar sem perder a motivação pessoal:

Tenha metas e objetivos bem definidos

Para que você está querendo economizar mesmo? O motivo pelo qual você quer administrar melhor seu dinheiro precisa ser lembrado regularmente. E também os benefícios que ele trará a sua vida.

Por exemplo: Estou economizando para restabelecer meu crédito pessoal, ao quitar todas as minhas dívidas, e depois comprar o carro que tanto sonho. Ao ter tudo isso claro em sua mente é muito mais fácil manter o foco e não cair em tentações.

Se você possui dificuldades para estabelecer essas metas, o coaching pode te ajudar. Saiba onde fazer sessão de coaching.

Autoconhecimento na sua vida financeira

Muitas pessoas optam pelo caminho do autoconhecimento, mas focam apenas no lado espiritual e/ou emocional. Procuram se conhecer profundamente e se autodesenvolver, por exemplo, praticando meditações, seguindo religiões e fazendo terapia. Mas, esquecem de aplicar essa necessidade de se autoconhecer na vida financeira também. O que pode resultar em dívidas e perda de crédito na praça, por exemplo.

O primeiro passo para conseguir economizar, sem se desmotivar, é saber como você se comporta como consumidor e principalmente: elaborar estratégias para evitar gastar mais do que pode. Dessa forma, você consegue não cair em tentação e realmente economizar.

Antes de qualquer compra se questione bastante e sempre observe seus comportamentos a fim de melhorar sua vida financeira:

● Você é do tipo que não se controla quando lê: liquidação, promoção, off, desconto, etc. Então fuja de shopping e não cadastre newsletters em seu e-mail pessoal.

● Você tem prazer no ato da compra e depois se arrepende? Então não compre nada por impulso. Aguarde uns dias e analise friamente se a compra é mesmo necessária. Para que eu quero isso? Como esse produto pode agregar aos demais que eu já possuo? Esses são alguns questionamentos que você deve se fazer.

Controle rigoroso das finanças

Seu dinheiro acaba rapidamente e você não tem a menor noção de como isso acontece? Então é porque você não está administrando seu dinheiro de forma eficaz. O primeiro passo é fazer uma planilha onde você irá detalhar suas receitas e despesas.

Para isso é preciso anotar tudo o que você gastou. Do cafezinho na padaria da esquina até todas as suas prestações do crediário. Para facilitar, basta separar as despesas e receitas em fixas e variáveis. Dessa forma, é muito mais simples descobrir onde economizar sem comprometer o que é prioridade.

7 dicas importantes para economizar dinheiro

● Pesquise preços antes de comprar qualquer coisa

● Pague tudo antes do vencimento

● Evite cartão de crédito

● Peça descontos em pagamentos à vista

● Tente renegociar suas dívidas

● Tenha sempre dinheiro reservado: disponibilize uma porcentagem do seu salário mensalmente (metade desse valor para imprevistos e a outra para financiar seus projetos e sonhos)

● Priorize lazer gratuito (evite apenas shopping)

Economizar dinheiro é um grande desafio para você?
Compartilhe com a gente nos comentários como você tem conseguido poupar.