Como Empreender?

A elevada competitividade do mundo empresarial obriga os empreendedores a manter o foco, estabelecer planejamento de metas e ter muita disciplina para colocá-las em prática.

Coaching para quem quer Empreender

O coaching oferece suporte para as melhores escolhas para quem opta por ter o negócio próprio, apoiando os empreendedores na obtenção bons resultados.

O Brasil tem atualmente uma quantidade expressiva de pessoas empreendedoras, que buscam em empresas próprias ou franquias uma forma de não depender dos revezes do mercado de trabalho, ficando livres de emprego formal ou patrão.

As oportunidades são muitas, mas é preciso se preparar para as chances que surgem pela frente.

O coaching é um processo que, embora venha sendo cada vez mais utilizado por pessoas de todas as profissões e variados segmentos empresariais, é relativamente novo no Brasil.

O que é Empreendedorismo?

Empreender com o Apoio do Coaching

Por meio dessa metodologia, o empreendedor se sentirá apoiado, na obtenção dos resultados que almeja com base no planejamento, acompanhamento motivacional e na análise dos mais variados cenários.

O coaching é se diferencia da consultoria tradicional, porque está focado em provocar questionamentos ao invés de aconselhar o empreendedor.

Com isso, o empresário recebe considerável suporte desde o início da abertura do negócio, sem perder o foco nem ser desvirtuado da realidade.

Uma das principais vantagens desse processo é elaborar um planejamento flexível, maleável, com base nas reais necessidades do empreendedor e seus recursos disponíveis, sem fórmulas prontas ou pré-concebidas.

Dessa maneira, o empreendedor pode refletir sobre cada etapa, avaliar perdas, ganhos, saindo da zona de conforto e fazendo uma completa avaliação de si próprio.

O coach (profissional de coaching), deve dar suporte ao indivíduo para uma reflexão profunda sobre como utilizar da melhor forma seus recursos intelectuais, emocionais e materiais para alcançar o objetivo almejado, fazendo com que os resultados sejam tangíveis e palpáveis.

Planejamento e Organização para Empreender

O fracasso de muitas empresas recém abertas é decorrente da ausência de planejamento, objetivos, foco, falta preparo e de um acompanhamento adequado para o empresário fazer uma avaliação de si próprio e identificar se possui aptidão para o negócio.

Vários empreendedores não têm incentivos nem recebem motivação pessoal, governamental, nem das pessoas que o cercam.

Em situações como essas, opções como Life Coaching, Leader Coaching e Coaching de Carreira se adequam perfeitamente para o empreendedor alinhar três setores da sua vida e alinhar um caminho sistêmico, com base em informações pertinentes ao seu atual estado nessas áreas e onde quer chegar.

Em parceria com o coach, o empreendedor estabelece metas e a conformidade do negócio com seus valores e objetivos de vida.

Durante o processo, são analisados diversos pontos, como se ele se considera preparado, se o momento que vivencia é o ideal para determinada tomada de decisão, além de serem levantadas questões sobre os recursos que possui ou onde consegue obter.

Todos esses questionamentos são relevantes, para que o empreendedor possa definir seu ‘plano de voo’ na vida empresarial. Vários obstáculos acometem os novos empresários, por isso eles precisam saber o que ganham ou perdem com o patamar conquistado e no almejado.

Vale destacar que as pessoas que mais buscam o coaching são empresários, executivos, psicólogos, consultores, gerentes de RH, profissionais de vendas, consultores de carreiras, artistas, escritores e gerentes de projetos.

Normalmente, os clientes estabelecem como principais prioridades aumentar o otimismo, a disposição, amor, ter mais flexibilidade nos negócios e nas relações pessoais, organização e eficiência em processos.

De acordo com as pesquisas, essas pessoas conseguem obter diversos benefícios e isso vem projetando o coaching como metodologia confiável e gratificante, principalmente por gerar rápidos resultados. As pessoas revelam que conseguem melhorar as finanças quando obtém realizações profissionais satisfatórias e boas recompensas pessoais, melhorando a habilidade para lidar com os revezes da vida.