Sua carreira deve ser desenvolvida por meio de um processo contínuo, condizente com os objetivos profissionais e pessoais que você determinou para sua vida. Para um eficaz desenvolvimento de carreira, é necessário empenho em conhecimento e compreensão da área de especialização para sua profissão com o mais alto nível. Representa a aquisição de habilidades e conhecimentos necessários para executar seu trabalho da melhor forma e crescer.

Ao considerar também o desenvolvimento pessoal, você deixa claro que sua realização profissional faz parte de um sonho que você nutre ao longo dos anos. Portanto, as habilidades aprendidas podem ser utilizadas para melhorar a vida particular. Para se dedicar a isso, em termos gerais, pode-se dizer que o desenvolvimento profissional pode ser adquirido através de cursos superiores, universidades ou por meio de cursos profissionalizantes onde o foco é mais específico na área de interesse.

Também inclui treinamento teórico e prático, com acompanhamento da evolução, aplicado tanto nas instituições de ensino como no local de trabalho, a fim de desenvolver e melhorar as habilidades. Por isso, o desenvolvimento de carreira significa planejá-la e fazer uma gestão estratégica, onde você tenha habilidade para conduzir sua vida profissional de acordo com os objetivos traçados. É necessário estabelecer o tipo de trabalho que interessa, o nível hierárquico onde se quer chegar, o ambiente de trabalho mais agradável e as pessoas com quem se busca relacionamento profissional.

Você tem conhecimento dos seus pontos fracos e fortes?

Transforme sonhos em realidade

Você deve ter consciência dos seus pontos fracos e fortes, da sua personalidade, como seus defeitos podem interferir na vida profissional, se prefere receber ordens ou gerir seu próprio ritmo de trabalho, entre outros fatores. Tenha em mente que você precisa compreender inteiramente o trabalho que executa e como pode melhorá-lo, desenvolvendo as competências necessárias para assumir um cargo, ou carreira, da forma mais eficaz possível e garantindo uma evolução continuada.

Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, seja na economia, na legislação ou mesmo com os avanços da tecnologia, é importante desenvolver um conjunto de habilidades para manter a excelência na carreira mesmo diante de cenários incertos. Existem empresas especializadas no auxílio do desenvolvimento profissional para quem está interessado, como a SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, que proporciona esse conhecimento utilizando diversos métodos, tais como a aprendizagem em sala de aula com base eLearning, coaching, consultoria, orientação e outros.

Especialistas apontam que o desenvolvimento de carreira deve conter diretrizes, planejamento e muito empenho, para que o profissional possa ter as melhores oportunidades. Lembre-se que as pessoas com qualificação possuem mais chances de chegar onde querem e sobreviverem diante das adversidades do mercado de trabalho. Além disso, as crises econômicas e políticas não podem servir de muleta para justificar sonhos não concretizados.

Considere, também, que um planejamento de carreira não deve ser engessado, principalmente por não adivinhar o que acontecerá no futuro. Ele sinaliza como a pessoa pode caminhar para atingir um determinado objetivo. Não existe um caminho em linha reta até a chegada, uma carreira passa por vários desvios, seja por demissão, problema pessoal, mudança no mercado ou de uma simples alteração nas suas expectativas.

Portanto, não deixe seu planejamento somente no âmbito das ideias, coloque-o em prática. Pode ser de longo prazo, para quem já possui experiência, tem estabilidade e já sabe exatamente onde quer chegar, ou a curto prazo, com objetivos mais tangíveis, ideal para pessoas que estão em processo de mudança de carreira, que nunca fizeram um planejamento ou que ainda nem começaram a trabalhar. O indivíduo deve definir quais são as competências necessárias para atingir suas metas, apontar qual o nível de conhecimento necessário em cada uma delas, quanto tempo tem para desenvolvê-las, e começar a agir.