Como desenvolver uma liderança servidora?

Em um mundo competitivo, com busca frequente por bons resultados, desenvolver a liderança servidora é um diferencial nas corporações.

No livro “Manual para Líderes – os princípios para formas equipes competentes”, o autor Suryavan Solar esclarece que a essência da liderança são as pessoas e a equipe, defendendo que não há crescimento empresarial sem expansão do potencial humano.

O caminho para a liderança servidora

Para o autor, o caminho para desenvolver a liderança servidora está dentro de cada pessoa. Ninguém é capaz de liderar o outro se não liderar a si mesmo, por isso precisa se conhecer. O livro “O monge e o executivo”, de James C. Hunter, também é referência em aplicação de liderança servidora a partir do autoconhecimento.

De acordo com Hunter, não existe líder sem caráter, características que se confluem e requerem trabalho. Um líder que quer se reinventar, precisa estar disposto a receber críticas que podem causar angústia. Só assim é possível identificar o que preciso mudar para melhorar.

O papel de um líder servidor

Outro ponto relevante é a humildade, o líder servidor precisa se desprender de orgulho, arrogância ou pretensão e ter um comportamento autêntico. Para Hunter, os grandes líderes incorporam uma mistura de humildade pessoal com vontade profissional. São ambiciosos em primeiro lugar pela empresa, em segundo por eles próprios.

O líder deve delegar as responsabilidades aos colegas de trabalho conforme as habilidades e competências. Essa é a forma de incentivá-las a crescerem e se desenvolverem, ajudando cada integrante de sua equipe a ser bem-sucedido.

Dedicação à cima de tudo

Além disso, o líder servidor atende as necessidades dos outros antes mesmo das dele. Essa é uma forma de criar um ambiente de colaboração e eficiência, essencial para demonstrar que se preocupa com o próximo e está ali para ajudá-lo.

Quem acredita que está distante de ser um líder servidor, precisa entender que essa é uma habilidade adquirida com a prática. Qualquer pessoa pode melhorar a habilidade em qualquer área, basta ter vontade, motivação e disciplina.