Escrito por Sulivan França - 14 de Novembro de 2017

A gestão empresarial embasada em uma boa cultura organizacional, bem definida e eficiente, torna o ambiente de trabalho mais confortável, focado e produtivo, ressaltando o que há de melhor em seus funcionários.

Através da cultura organizacional é que se desenvolvem as diretrizes básicas para uma empresa de sucesso, responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos, morais e as políticas internas e externas da empresa. Dando base e definindo a qualidade com que seus funcionários devem enxergar e agir dentro da corporação.

Os benefícios da cultura organizacional

Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como o oposto pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e conflitos no ambiente de trabalho.

Para fazer a gestão da cultura organizacional, é importante que seus lideres já tenham os pilares da corporação bem definidos, e que os passem da melhor forma possível a seus liderados. Algumas ações simples podem não só ser úteis na integração de novos funcionários, mas também no decorrer das atividades diárias, para estar sempre instruindo a todos.

Como aplicar a gestão

Os lideres podem aplicar essa gestão, através de banners na recepção, informativos nos murais da empresa, encontros periódicos, palestras e transparência em sites e intranet da organização. Que são formas simples e fáceis de disseminar a cultura e devem ser acessíveis e aplicáveis a todos, do executivo ao faxineiro, para que realmente vistam a camisa. Dessa forma, encorajasse um ambiente de trabalho mais harmonioso, em que todos sabem onde estão trabalhando e aonde podem chegar.

Porém, é importante, que os gestores estudem bem os artigos postados, e que sejam escritos com um linguajar de fácil compreensão e que tenham a divulgação adequada, para não tornarem-se obstáculos para o desenvolvimento do negócio.

Esse material deve ser bem elaborado, para que tenha o efeito desejado de passar a cultura empresarial, e não que leve no sentido contrário, confundindo os colaboradores, e acarretando gastos e perdas com troca de pessoal, bem como baixa produtividade, e surtindo efeitos negativos junto aos clientes.


Confira também nosso artigo sobre a relação entre liderança e cultura organizacional.

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