As empresas possuem profissionais de diferentes gerações, que devem se harmonizar em prol de um único objetivo: gerar lucro e credibilidade para a corporação. Por isso, as pessoas precisam ter capacidade para trabalhar em equipe, compartilhar conhecimento e experiências rumo à evolução profissional individual.

Todas as gerações têm o que ensinar e a aprender umas com as outras, por exemplo, um profissional mais velho deve compreender que o mais novo possui os atributos da inovação e da energia para lidar com as novidades.

Já os mais novos precisam atingir o equilíbrio e a capacidade de pensar estrategicamente com os mais velhos, o que torna suas decisões estatisticamente mais acertadas.

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As qualidades de uma empresa do futuro

A empresa do futuro é aquela capaz de conciliar diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada uma tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em função do bem-estar coletivo.

Nas décadas passadas, uma geração era definida a cada 25 anos, mas atualmente já não se espera mais esse tempo para se estabelecer uma nova classe genealógica, e os especialistas consideram que uma nova geração surge a cada dez anos.

Essa é a razão de pessoas de diferentes gerações viverem no mesmo ambiente de trabalho, em períodos mais frequentes, compartilhando experiências e gerenciando conflitos.

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Os diferentes comportamentos das gerações

As gerações são classificadas em Baby Boomer, Geração X, Geração Y e Geração Z.

A Baby Boomer abrange as pessoas nascidas entre 1940 e 1960 e é caracterizada por pessoas conservadoras, que preferem ser reconhecidas por sua experiência e capacidade de inovação.

A Geração X é a das pessoas nascidas entre 1960 e 1980, que surgem precursoras dos recursos tecnológicos, embora caracterizadas pela insegurança em perder o emprego, enquanto a Geração Y abarca os nascidos entre 1980 e 2000, tendo presenciado os maiores avanços tecnológicos e quebras de paradigmas no mercado de trabalho.

Por fim, os jovens nascidos a partir dos anos 90 são considerados parte da Geração Z, possuidores de comportamento individualista e antissocial, dando preferência aos contatos virtuais em relação aos valores familiares.

Lidar com os conflitos de gerações no mercado de trabalho se tornou um dos principais desafios dos profissionais de recursos humanos.

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Relacionamento entre as gerações como ferramenta de aprendizado

É preciso ressaltar que está havendo uma grande evolução e aprendizado entre as gerações e, atualmente, muitos líderes Baby Boomer e X estão se tornando cada vez mais Y.

Isso devido ao crescimento expressivo do volume de informações consumidas diariamente. Embora os executivos tenham se formado e iniciado a carreira numa época diferente, já possuem um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou são envolvidos.