Como render mais no trabalho sem precisar fazer horas extras

Trabalhar muito nem sempre é sinônimo de alta produtividade

Muitos profissionais se questionam como ser mais produtivo no trabalho sem estender sua jornada. Quem nunca passou por uma situação como essa: você chega no escritório e, imediatamente, abre seus e-mails para checar as pendências. Após algum tempo, conclui todas as tarefas que precisam ser cumpridas ao longo do dia e inicia uma preparação.

Porém, nesse meio tempo, você é obrigado a interromper a sua agenda para desempenhar outra função mais importante, solicitada com urgência pelo supervisor. Além disso, entre uma atividade e outra, você faz uma breve parada para checar os e-mails pessoais e responder mensagem no whatsapp.

Depois disso é possível concluir que, ao todo, pelo menos uma hora do expediente já passou e você nem percebeu. Pior ainda, não conseguiu desempenhar até o fim nenhuma das pendências listadas acima.

Situações como essas são comuns no dia a dia de um profissional. E, ao término do expediente, surge aquele sentimento de frustração pelas várias coisas a realizar e nenhuma finalizada com exatidão. Nesses casos, a solução encontrada pelo funcionário é deixar a sua vida pessoal de lado e iniciar um processo de horas extras intermináveis.

Nesses momentos as pessoas podem se achar workaholic (viciados em trabalho), mas na verdade são aquelas que não aprenderam a organizar o próprio tempo e, com isso, melhorar automaticamente a produtividade durante o expediente. Atualmente, tudo é questão de organização, e a partir dela as coisas fluem de forma mais natural e satisfatória para ambas as partes.

No entanto não é preciso culpar-se. O importante é entender suas dificuldades e iniciar uma busca de comprometimento maior. Trabalhar menos não significa deixar de produzir, mas de ser mais assertivo durante o horário de serviço. Dessa forma você se torna capaz de eliminar a exaustão das famosas horas extras e reserva um tempo para também aproveitar a vida pessoal.

Diante desse cenário, muitas pessoas têm recorrido ao processo de coaching para ajudar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como fazer seu tempo render mais no trabalho? Deixe seu comentário e teremos prazer em ajudar!