Como preparar uma sessão de coaching?

Antes de uma sessão de coaching, o profissional precisa estar atento para algumas circunstâncias. A primeira delas é estar focado na agenda do cliente e não na sua própria agenda, estando com a atenção voltada para os assuntos relacionados ao coachee atendido.

Embora mantenha a noção do tempo e o controle da duração da sessão, não deve mostrar que olha para o relógio – uma dica é ter um relógio colocado num ponto estratégico da sala, ou conseguir olhar para o relógio do cliente.

Comece a planejar seus passos

O coach também pode estruturar sua metodologia de planejamento do diálogo antes de iniciar suas sessões, seguindo algumas fases. A primeira delas é estabelecer empatia e entender as necessidades do cliente de forma detalhada e específica, para depois fazer algumas perguntas, como por exemplo, que assunto o cliente quer trabalhar, o que ele quer que aconteça, quais os resultados esperados ao final da sessão, e o que quer de diferente na vida.

O próximo passo é saber de maneira bem detalhada qual é a situação atual do cliente, se ele está próximo ou distante da meta almejada, quais são os fatos, quem mais é afetado pela questão além do cliente e que atitudes ele tomou até o momento para resolver a situação.

Na sequência, o coach pode perguntar o que funcionou para o cliente no passado, quais as alternativas, o que ele pode fazer para mudar a situação, qual opção vai escolher e qual opção daria melhor resultado.

Em seguida, é preciso saber que opção ou opções o cliente escolhe, quais serão os próximos passos, se o cliente tem resistência pessoal em relação ao fato, quando vai agir e o que pretende fazer para ultrapassar as barreiras.

O penúltimo passo é fazer uma revisão da sessão com o cliente, perguntando o que ele vai fazer, o que aprendeu na sessão, quais serão os próximos passos e o quanto estará comprometido com sua meta. A última fase da sessão será estabelecer de um plano de ação, perguntando como o cliente irá fazer, quando (data/ hora), onde (local/ ambiente) e com quem.