Exercer liderança por meio da metodologia coaching se baseia na relação ganha-ganha, onde os resultados são acelerados.

O líder precisa compreender seu papel no contexto da organização, guiado por fatores como inspiração, comunicação e conexão eficaz, rapport, mobilização, criatividade e inovação, equilíbrio, evolução conjunta, valorização, crescimento e feedback constante.

Transforme sonhos em realidade

Esse tipo de liderança valoriza as virtudes individuais no grupo, sem privilégios nem diferenciais, possibilitando que todos os colaboradores se destaquem. Nele, cada integrante da equipe é chamado a colocar seus dons a serviço da corporação, fazendo-o sentir-se parte do todo.

Características da liderança com apoio do coaching

A liderança deve estar voltada para atender objetivos mútuos, pessoas e organizações. As novas abordagens sobre este tema indicam que, para compreender o processo dinâmico da liderança, é preciso observar o processo de relacionamento líder-liderado como mútua ligação, um relacionamento de reciprocidade e troca.

Nesse sentido, o líder coach precisa direcionar os funcionários a buscarem foco profissional e a proporcionarem resultados positivos para as empresas.

Essa característica é amplamente valorizada, porque a responsabilidade por se administrar empresas ou departamentos hoje não é mais uma mera necessidade burocrática. Os funcionários são essenciais na engrenagem, por isso devem ser constantemente motivados.

Benefícios da metodologia coaching

Com o apoio da metodologia de coaching, as pessoas se tornam mais fortes e produtivas.

Os procedimentos abordam diversos aspectos, como visão, missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial. Um líder deve inspirar as pessoas e conquistá-las pelo exemplo de suas atitudes, sem imposição autoritária.

Ele precisa ter capacidade de dar feedbacks construtivos e assertivos, estimular o aprimoramento da comunicação entre sua equipe, bem como de aspectos como foco, produtividade, automotivação, negociação, inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, planejamento, visão sistêmica, entre outras coisas.

O líder com formação em coaching

Um líder com formação em coaching se torna capaz de atrelar modernas técnicas de gestão de pessoas ao seu modo de conduzir uma equipe.

Hoje, os colaboradores das grandes companhias contam com alto grau de escolaridade e conhecimento e, mesmo os que possuem cargos menores, enfrentam concorrência acirrada para alcançá-los, o que mostra um grande potencial para desenvolvimento de competências.

Para se tornar um líder coach, a pessoa precisa passar por um grande trabalho de autoconhecimento e busca por criar um ambiente de confiança por aqueles que são liderados.

Esse perfil de liderança é focado em desenvolver um ambiente favorável à melhoria do desempenho, identificação das qualidades de seu liderado e suporte para que ele possa dar o melhor de si, orientação nas tomadas de decisões, generosidade ao compartilhar experiências e conhecimento, condução para que o liderado seja o responsável pelos desafios e objetivos estabelecidos para si mesmo.