Como aplicar o conceito CHA

Para se aplicar o CHA (comportamento, habilidade e atitude) corretamente, as organizações devem ter profissionais capacitados, que usem de pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

A finalidade é a realização de questionários estruturados e direcionados que serão aplicados às equipes ou profissionais específicos.

Para que serve o CHA?

A aplicação do CHA serve, em primeiro grau, para analisar a pessoa em seu conhecimento, pois o saber de cada um é único. Em seguida, testa-se as habilidades, o saber fazer, se arriscar e tentar coisas novas, pois de nada adianta a pessoa saber muito na teoria e não conseguir desenvolver nada na prática.

A terceira etapa é relacionada à capacidade de ação do indivíduo, que define o quanto o mesmo está disposto a utilizar e a praticar aquilo que sabe em prol da organização ou de qualquer outro assunto.

CHA e a gestão de pessoas

De posse dessas informações, a empresa consegue fazer o desdobramento do CHA e obter os resultados desejados.

Por exemplo, ao analisar um profissional formado em engenharia que nunca exerceu ou praticou de fato os conhecimentos supostamente adquiridos na universidade, provavelmente, a empresa descobrirá um conhecimento que foi adquirido sem as habilidades, já que não foram exercitadas na prática.

Sendo assim, o domínio do C sem as letras H e A não representa competência, bem como a ausência de qualquer uma das letras representará um vácuo na competência do profissional analisado.