Coaching profissional: qual o seu papel?

Processo interativo focado no desenvolvimento profissional, o coaching profissional é indicado para pessoas que exercem cargos executivos hierarquicamente elevados, como diretores, gerentes, gestores e líderes.

Geralmente, está focado em aumento de produtividade e de satisfação profissional, com finalidade de melhorar a performance de uma pessoa no contexto empresarial, além do desenvolvimento de competências para benefício corporativo.

Muitos executivos em cargo de gerência possuem elevada capacidade técnica para o que fazem, mas ainda guardam deficiências relacionadas a aspectos comportamentais, entendendo pouco sobre comportamento humano.

Líderes são diferentes de gestores por terem domínio comportamental, habilidade decisiva para quem precisa inspirar pessoas a trabalhar e a desenvolver seu potencial.

O coaching como ferramenta de liderança

Embora os gestores possuam importantes habilidades técnicas, não são preparados para inspirar os outros a trabalhar na direção de um objetivo coletivo. Um coach profissional também atua na organização e na implementação do Leader Coach, um programa que inspira gestores a se tornarem líderes.

O coaching profissional não é consultoria, muito menos aconselhamento para fornecer soluções para os problemas do cliente. Seu objetivo é proporcionar às pessoas apoio às suas forças, fazendo com que executivos, por exemplo, tenham mais valor para a organização e maximizem seu desempenho.

Por meio de metodologias complexas, aborda diversos aspectos como definição de metas, realizações, visão e missão pessoal e da organização, descoberta pessoal e realização do potencial. O coaching executivo proporciona resultados comerciais factíveis, ampliando o volume de negócios, produtividade, aumentando a satisfação no trabalho e o valor da organização.

A empresa pode acompanhar os resultados desse processo fazendo avaliação antes e depois da realização do coaching executivo para mensurar o retorno sobre o investimento (ROI). Essa avaliação de competências pode ser feita com ferramentas de assessment, como o método de análise 360 graus, que mostra os impactos gerados na organização por meio do desenvolvimento dos executivos.