Como o Coaching pode ajudar em tempos de crise

Uma matéria da Folha de S. Paulo chegou a indicar que a imprevisibilidade econômica agravou casos relacionados a estresse, depressão e insônia. Um abalo considerável na saúde mental de muitos brasileiros. Desde o começo dos anos 1990, o país não passava por uma crise tão aguda, levando à demissão de muitos funcionários e pressões dentro da gerência.

Como coach e especialista em comportamento humano, percebo que a pressão que os profissionais sentem afeta não só as relações profissionais, mas também as relações pessoais. Não só os funcionários se sentem inseguros, mas também as lideranças podem se sentir desorientadas ao ter que tomar decisões.

O processo de coaching é eficaz na reconstrução da segurança do profissional para que ele possa retomar as rédeas da situação se posicionar de maneira eficiente. Além disso, o coaching também ajuda o profissional a ter uma postura mais assertiva e evitar levar os problemas da empresa para casa, protegendo sua vida pessoal desse momento conturbado.

A falta de preparo fez com que a crise tivesse efeitos maiores do que poderia atingir se houvesse um planejamento e uma cautela maior. Agora, é hora de pensar no futuro e nas soluções e um bom profissional de coach pode dar aos líderes os caminhos para a reconstrução do terreno.

Ainda tem dúvida sobre como o coaching pode ser fundamental em épocas de crise?
Deixe seu comentário e teremos prazer em responder!