Coaching para concursos

Com elevada procura do final do ano de 2013, o coaching na área de concursos tem atributos que chamam a atenção de quem quer se preparar para concorrer a vagas disputadas de emprego, principalmente na área pública.

Esse processo é ideal para aumentar a produtividade nos estudos, gerar maior absorção do conteúdo estudado, melhorar no rendimento dos exercícios e dar mais segurança ao longo do período de estudos. O candidato ao concurso poderá ter ciclos de estudos planejados e otimizados conforme sua rotina e concursos de interesse, o que proporciona elevado rendimento em provas.

Um coach especializado nessa área terá como primeiro passo a entrevista com o cliente candidato a prestar concursos, para ambos se conhecerem melhor. As perguntas são pessoais e profissionais, principalmente para saber se o cliente sabe qual concurso pretende prestar e qual grau de comprometimento ele terá para alcançar o objetivo. Se a pessoa não souber qual concurso quer fazer, o coach poderá dar suporte nesse aspecto.

Planejamento de tempo

Após a definição do concurso, deve ser feito um planejamento, onde o coach vai apoiar o cliente na organização do tempo, elaborar um cronograma de estudos, fará análise do edital, das características da banca examinadora, seleção dos melhores materiais, além de técnicas de leitura, memorização e anotação.

Será essencial definir as metas semanais que o cliente precisará cumprir. Em seguida, o cliente precisa estudar muito e cumprir as metas estipuladas, dando um feedback do que fez ou deixou de fazer e o coach fará os ajustes necessários para a semana seguinte. Além das informações técnicas, será trabalhado também o lado psicológico do cliente, exigindo-se disciplina e, ao mesmo tempo, injetando motivação para a pessoa não desanimar.

O acompanhamento do coach pode durar por todo o período de preparação até a aprovação do cliente no concurso. Contudo, a maioria dos programas de coaching para concursos é temporária, vai até as orientações finais do profissional para que o cliente adquira autonomia e confiança necessárias para continuar sozinho o caminho para a aprovação. Prevalecem os bons hábitos de estudo adquiridos ao longo do processo.

Nichos de Coaching

É importante lembrar que o coaching é dividido em três nichos específicos:

  • Coaching de Vida – processo de coaching desenvolvido para ter uma melhor qualidade de vida, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para planejamento de vida;

Coaching de Carreira – processo utilizado para o desenvolvimento para orientação de carreira profissional, como entrevistas de emprego e concursos públicos, encaminhando para novas oportunidades;

Coaching Executivo – processo de coaching desenvolvido para o alcance de metas e objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios.