O coaching para aprimorar o desempenho

Por ser um processo focado no desenvolvimento de competências, o coaching aprimora o desempenho das pessoas na realização de suas ações, rumo a um objetivo.

As metodologias são eficientes para pessoas com problemas de relacionamento no trabalho, seja com seus pares, superiores, subalternos, clientes, fornecedores ou pessoas que precisam aprimorar seu desempenho.

A evolução da pessoa é nítida na capacidade de gerenciar conflitos, desenvolver relacionamentos interpessoais, aumentar a performance e a produtividade, qualidades essenciais para profissionais em corporações de ponta por todo o mundo.

O processo de coaching é vital para a pessoa reavaliar seus objetivos profissionais de curto e longo prazo e traçar um plano estratégico com ações detalhadas. A pessoa pode fazer uma leitura das suas preocupações, pressões do dia-a-dia, responsabilidades com a equipe e, enfim, se preparar para os desafios.

No mundo profissional, o maior desafio é administrar as relações interpessoais, sendo esta uma habilidade necessária para superar crises e atuar num contexto seguro, que permita à pessoa avaliar as situações que a levaram aos momentos de crise e não as repetir.

Uma nova perspectiva

O coaching também é um grande aliado no apoio às pessoas na hora de aceitarem novas tarefas e responsabilidades nas empresas. Nesse momento em que o foco é adotar um planejamento para nova área assumida e aos novos projetos, a técnica apoia a pessoa a refletir continuamente sobre seu planejamento individual e de carreira, diagnosticando e dando flexibilidade ao seu desenvolvimento técnico e comportamental.

Embora existam muitas definições para coaching, nenhuma consegue abranger tudo o que ele pode representar na vida de alguém. Ele apoia a pessoa para que opere no pico da sua capacidade, direcionando para o caminho do aprendizado, numa sinérgica parceria entre o coach (profissional especializado) e o coachee (cliente).