Coaching para advogados: os benefícios da mediação

A mediação vem sendo um instrumento eficaz para se solucionar conflitos por meio de uma abordagem que propõe o empoderamento dos envolvidos.

Os lados se sentem encorajados a protagonizar a solução do conflito através do diálogo e da responsabilidade, principalmente porque o conflito não pode ser visto como algo negativo, depreciativo, só porque remete a contendas.

A lei de mediação

O enfrentamento consciente para a busca de soluções de conflitos proporciona vários benefícios, principalmente com instrumentos jurídicos como a Lei de Mediação 13.140/2015 e a Lei 13.105/15 do novo CPC, que incentivam esse método.

Com essas leis, as pessoas podem participar da mediação de forma consciente, solucionando o problema com segurança jurídica plena. Mas o papel do advogado é decisivo para que as pessoas se preparem para protagonizar o enfrentamento do conflito, por isso a advocacia precisa estar pronta para assessorar aqueles que fazem essa opção.

Mediação para advogados

O profissional do direito deve participar em todas as fases, que vão da escolha pelo método ao termo de encerramento. Muitas vezes, seu papel começa antes da escolha pelo método, já que as pessoas estão acostumadas ao litígio e procuram seus advogados antes de iniciar algum procedimento de solução de conflito.

De acordo com especialistas, hoje existe a preocupação em se humanizar a justiça, porque as demandas se perpetuam, nem sempre geram resultados satisfatórios aos envolvidos, nem ensinam os indivíduos a se responsabilizarem por seus feitos.

Coaching e mediação para advogados

As necessidades e interesses pessoais não ganham prioridade e a humanidade causadora do conflito não é considerada, porque os fatos e documentos são o que prevalecem.

Por isso o coaching para advogados apoia de maneira colaborativa o papel do profissional na mediação de conflitos.

Muitas vezes, as partes envolvidas não conseguem resolver um conflito por não possuírem algumas habilidades importantes, que são amplamente valorizadas na metodologia de coaching. Esses aspectos ajudam a compreender, valorizar e respeitar o ser humano, proporcionando bases para se buscar o resultado mais adequado para as partes envolvidas no processo.

Dessa forma, a mediação consegue tornar o processo judicial mais humanizado, de forma a reconhecer as partes como os reais interessados capazes de resolver seus conflitos.

Para que isso ocorra, será necessária uma mudança de atitudes e transformação de cultura, para eliminar comportamentos prejudiciais, com treinamentos permanentes, onde o coaching terá papel fundamental.

Coaching e mediação trabalhando juntos

Coaching e mediação trabalham com pessoas, envolvem valores humanos, que terão a oportunidade de obter sua meta ou realização através de seu esforço pessoal. Além disso, o coaching voltado para os advogados é mais que um processo, é uma filosofia de vida porque faz o indivíduo se entender melhor, parando de ver defeitos nos outros e enxergando a si próprio.

Com um olhar elaborado, identifica as coisas boas e as que precisam ser melhoradas, percebendo valores e crenças prejudiciais a sua trajetória.

A metodologia coaching

A metodologia de coaching voltada para advogados dá suporte no desenvolvimento humano, porque abrange todas as facetas da personalidade das pessoas, seus talentos e pontos de melhoria, trabalhando aspectos profissionais e orientando as pessoas a descobrirem em si mesmas seu potencial.

Além de cursos, palestras e métodos, o coaching proporciona uma maneira diferenciada de pensar, agir e ver enxergar o mundo, fazendo as pessoas mudarem de um estado atual para alcançarem uma situação desejada.

Dessa maneira, a pessoa terá como transformar a forma como entende o mundo, alterando os resultados das suas atitudes.

As metodologias detectam as habilidades e ferramentas a serem desenvolvidas no campo externo das relações humanas, além de focar no espectro da observação internalizada, pessoal, uma reflexão para si próprio e sem as interferências externas.

Quando a pessoa tem limitações na forma de observar o mundo, os problemas e as possíveis soluções são difíceis de serem distinguidos.

Com a realização do processo de coaching, a pessoa poderá, por exemplo, compreender quais os pontos do seu comportamento resultam numa realidade inútil, o que vai ajudá-la numa realidade mais construtiva para efetivar mudanças positivas na vida.