Alguns princípios fundamentais do coaching de gestão voltados para vendas são fáceis de entender, mas nem sempre são fáceis de serem colocados em prática, principalmente porque tem custo financeiro.

O marketing, a comunicação e a construção de um conceito ou marca necessários num esforço real de vendas não são gratuitos. Os produtos por si só não se vendem e para cada valor investido, investe-se duas vezes mais em marketing e vendas.

Por isso, um terço do orçamento total de um grande projeto de coaching deve ser dedicado à sua venda, ao marketing, incluindo formação e educação. É necessário criar programas de comunicação e aderir a um conjunto de princípios com base nas vendas e técnicas de marketing.

A necessidade de repetição num cenário de autopreservação

A primeira vez que você fala sobre um assunto com uma pessoa ela ouve 50%, na segunda vez, ela entende 50%. Na terceira, ela acredita em 50%. Isso porque as pessoas estão sobrecarregadas com tanta comunicação que desenvolvem uma autopreservação, mesmo sem perceber. A repetição é necessária para romper as defesas das pessoas e levá-las a ouvir a mensagem.

Além disso, por que alguém se importaria se você está implementando algum programa de desenvolvimento profissional? Então venda os benefícios e recursos do coaching, posicione seus interlocutores sobre o negócio, em vez de usar termos técnicos, enfatize as recompensas geradas para a empresa e seus colaboradores. As pessoas não vão comprar o que não entendem, por isso é essencial tornar a iniciativa acessível, exemplificando o programa a todo instante na prática pessoal, bem como o impacto para os negócios.

Transforme sonhos em realidade

Assim como compete pela atenção dos clientes, você deve competir pela dos funcionários. Por isso, se sua comunicação é branda, as pessoas vão concluir que o assunto será monótono, então faça uma apresentação chamativa, impactante e com ritmo contundente. Além disso, a comunicação é decisiva, eduque seus funcionários sobre o coaching, comunique seus clientes, afinal a divulgação completa sobre a natureza da mudança é saudável.