Coaching: como conseguir clientes?

Alguns princípios fundamentais do coaching de gestão voltados para vendas são fáceis de entender, mas nem sempre são fáceis de serem colocados em prática, principalmente porque tem custo financeiro.

O marketing, a comunicação e a construção de um conceito ou marca necessários num esforço real de vendas não são gratuitos. Os produtos por si só não se vendem e para cada valor investido, investe-se duas vezes mais em marketing e vendas.

Por isso, um terço do orçamento total de um grande projeto de coaching deve ser dedicado à sua venda, ao marketing, incluindo formação e educação. É necessário criar programas de comunicação e aderir a um conjunto de princípios com base nas vendas e técnicas de marketing.

A necessidade de repetição num cenário de autopreservação

A primeira vez que você fala sobre um assunto com uma pessoa ela ouve 50%, na segunda vez, ela entende 50%. Na terceira, ela acredita em 50%. Isso porque as pessoas estão sobrecarregadas com tanta comunicação que desenvolvem uma autopreservação, mesmo sem perceber. A repetição é necessária para romper as defesas das pessoas e levá-las a ouvir a mensagem.

Além disso, por que alguém se importaria se você está implementando algum programa de desenvolvimento profissional? Então venda os benefícios e recursos do coaching, posicione seus interlocutores sobre o negócio, em vez de usar termos técnicos, enfatize as recompensas geradas para a empresa e seus colaboradores. As pessoas não vão comprar o que não entendem, por isso é essencial tornar a iniciativa acessível, exemplificando o programa a todo instante na prática pessoal, bem como o impacto para os negócios.

Assim como compete pela atenção dos clientes, você deve competir pela dos funcionários. Por isso, se sua comunicação é branda, as pessoas vão concluir que o assunto será monótono, então faça uma apresentação chamativa, impactante e com ritmo contundente. Além disso, a comunicação é decisiva, eduque seus funcionários sobre o coaching, comunique seus clientes, afinal a divulgação completa sobre a natureza da mudança é saudável.