Introduzir o coaching para ajudar indivíduos ou equipes a completar tarefas importantes ou projetos, bem como o processo de uma iniciativa de mudança, é, indiscutivelmente, o caminho de maior sucesso para a implantação do coaching. Torna claro que o coaching não é uma nova moda na organização. Na verdade, coloca o coaching no seu contexto adequado: desempenho e aprendizagem. Ao mesmo tempo que uma nova tarefa é oferecida ao indivíduo ou à equipe, o gerente de linha pode oferecer suporte por meio do coaching.

Obstáculos e armadilhas para o gerente de linha

Como atividade, o coaching realmente é bastante simples. Isso não significa que seja fácil. Com um pouco de disciplina, a maioria das pessoas pode aprender a ouvir, e o modelo GROW dificilmente pode ser igualado à física quântica. As dificuldades, por assim dizer, com freqüência se encontram fora do campo das habilidades. A seguir, apresento dois bons exemplos de obstáculos e armadilhas que os supervisores podem ter de enfrentar ao tentarem estabelecer um relacionamento de coaching produtivo. 

Quando o subordinado direto não quer participar do coaching

A primeira regra consiste no seguinte: se alguém não quer participar do coaching, não insista. Se, na empresa, um indivíduo está alcançando todos os seus objetivos, não atrapalha os outros e não quer ser alvo do coaching, deixe-o em paz. Entretanto, se ele não está alcançando suas metas e se recusa a participar, o gerente de linha deve deixar claro que a questão deixou de ser de coaching e passou a ser administrativa. A maioria das organizações tem processos bem estabelecidos para lidar com essas situações, que é da competência do departamento de Recursos Humanos. Myles Downey, em Coaching Eficaz, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010. Sulivan França Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes. Siga-me no GOOGLE+