Não há muitas opções disponíveis para o indivíduo que quer se tornar um coach. Você encontrará muito poucas possibilidades formais e organizadas. Uma olhada rápida revela três categorias amplas de atividades de preparação e desenvolvimento: aprender numa empresa que presta serviços de coaching, especializar-se numa disciplina associada e, finalmente, procurar uma das poucas organizações que oferecem treinamento de coaching


Aprender numa empresa que presta serviços de coaching

Há um crescente número de organizações que oferecem coaching executivo. As mais antigas têm programas de integração e capacitação desenhados para dar suporte ao coach novato por meio das fases de desenvolvimento até que faça parte de seu efetivo de pessoal. Esses programas são normalmente desenvolvidos dentro da organização, sem muito esclarecimento a respeito do que está acontecendo em outras partes do setor, e se preocupam em passar as melhores práticas de uma geração para a seguinte. 

Como a maioria das organizações que oferecem o coaching executivo é relativamente pequena e a pressão para gerar resultados é bem grande, é comum que o novato não receba toda a atenção merecida e muitas vezes tenha que lidar, de forma ainda prematura, com o cliente. Apesar disso, acho que é justo dizer que, até agora, esse é o caminho mais produtivo para se tornar um coach profissional.

Especializar-se em uma disciplina afim

Muitos dos que atuam hoje como coaches saíram de disciplinas afins, como psicologia ou psicologia ou psicoterapia. Nessa categoria, também incluo outras disciplinas e abordagens que são menos conhecidas, como programação neurolinguística, tecnologia transformacional e O Jogo Interior. Todas essas disciplinas têm muito a oferecer ao coach executivo. Um alerta importante: nenhuma dessas disciplinas é o coaching em si e por si. 

Digo isso porque muitos acreditam que a sua disciplina é o coaching, enquanto os modelos e as abordagens originais foram desenvolvidos com uma intenção diferente do coaching em si. Para constatar isso, basta apenas observar a duração – um ano, em alguns casos – dos programas de coaching executivo recomendados por muitas das abordagens com base na psicologia.

Dito isso, um profundo conhecimento dessas disciplinas e de outras deve fornecer uma base bem sólida para o desenvolvimento de um coach, já que muitas das habilidades adquiridas podem ser facilmente transferidas. Mais que isso, a disciplina original vai oferecer oportunidades adicionais; um psicólogo ou psicoterapeuta vai reconhecer com muito mais rapidez quando um indivíduo tem necessidades mais “profundas”, que não podem ser satisfeitas no coaching.

Programas formais

Programas formais são muito raros. Isso não surpreende, pois o mercado ainda é muito restrito. Esses programas são normalmente oferecidos por organizações que têm o intuito de desenvolver coaches ou habilidades de coaching de forma que atenda seus negócios. Em alguns casos, as organizações desenvolvem relações com universidades e outros estabelecimentos, que oferecem diferentes formas de certificação. O que se oferece é muito amplo em termos de qualidade e de duração do programa, que pode variar de dois dias a um ano. Em quase todos os casos, o formato do programa, que pode variar de dois a um ano. Em quase todos os casos, o formato do programa é ditado muito mais pelo que os patrocinadores acreditam que o mercado comprará e muito menos pelo que é necessário para desenvolver um coach competente.

Em cada uma dessas categorias, você encontrará níveis variados de compreensão, entendimento do assunto e itens associados, bem como abrangência da capacitação. Isso é inevitável. Entretanto, com a emergência da profissão do coaching e o entendimento de seu lugar no papel do gerente de linha, vai haver necessidade cada vez maior de qualidade e consistência no processo de preparação. O resto deste apêndice descreve, segundo meu ponto de vista, os elementos-chave de um processo eficaz para o desenvolvimento de coaches competentes.

Myles Downey, em Coaching Eficaz, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.