O coaching para a agenda do executivo apoia essa pessoa na realização de propósitos mais amplos, tais como melhores resultados de negócio e/ou bem-estar na vida, frequentemente de forma continuada. Nas aberturas para aconselhar para a agenda de um executivo, a clareza da meta é altamente variável, ampla ou aberta.

Em outros casos, o coaching pode estar vinculado às prioridades de uma organização, tais como ajudar pessoas-chave a implantar com sucesso importantes iniciativas de mudança. Consequentemente, o tempo envolvido para esse papel de coaching pode ser altamente variável.

Dependendo da agenda do executivo, as sessões de coaching em si podem ocorrer a intervalos regulares durante um período de tempo específico ou quando solicitadas.

Papel do Coaching

O escopo para esse tipo de coaching pode variar consideravelmente e, com frequência, envolve mais de uma única pessoa ou situação. Os exemplos de negócio incluem: fusões e aquisições, melhoria de produtividade e qualidade, transições de liderança de executivos, guinadas e enfrentar um crescimento explosivo. Entre as situações bem apropriadas a esse tipo de papel de coaching estão:

1. Aberturas para coaching de agenda

2. Para dar suporte a melhores decisões quando forem necessárias informações e perspectiva sobre as ideias de um executivo.

3. Para abrir mais opções quando sugestões criativas puderem melhorar as possibilidades de decisões abalizadas.

4. Para melhorar a gestão da mudança ao preparar um executivo para implantar com sucesso iniciativas de mudança específicas.

5. Orientar um executivo através de áreas desconhecidas ou inexploradas ou quando o executivo sentir-se atordoado.

Nesses casos, posso agir como uma caixa de ressonância ao oferecer feedback e sugestões para dar apoio às ideias de um cliente ou complementá-las. Como coach, estou livre para oferecer sugestões, mas o processo de coaching assegura os executivos abordem as questões e preocupações que lhes interessem mais.

Para diagnosticar essas aberturas de coaching, começo com as necessidades sentidas do cliente e considero os mesmos fatores mencionados acima: clareza, consenso, comprometimento e controle.

Tento escutar e encontrar uma correspondência próxima entre a declaração do executivo e um ou mais fraseados característicos do contínuo de coaching.

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Esse texto possui informações extraídas do livro de Marshall Goldsmith "Coaching: o exercício da liderança", editora Campus, 2003.