Aliás, essa é uma boa forma de identificar seus valores: Quando você não está disposto a fazer concessão alguma em relação a uma atitude ou tarefa, mesmo que isso te beneficie e/ou não aja punição alguma. Isso porque quando algo é realmente valoroso para nós, sempre que não andamos em acordo com isso, nos sentimos frustrados, desanimados e até enganados.

Outro ponto importante é que existe certa hierarquia entre nossos valores. Eles não se encontram disposto em uma linha horizontal, mas sim vertical. E saber isso faz toda a diferença. Imagine que honestidade seja mesmo um valor muito importante para você. Quiçá o mais importante. Leve em consideração também que segurança é algo muito valioso para você.

Quando você estiver diante de uma situação de conflito entre ambos, a honestidade tende a prevalecer. Por exemplo: você está desempregado(a), sua família corre risco perder muitos privilégios. De repente, uma oportunidade um tanto obscura aparece para você. Algo que pode garantir uma renda incrível e segurança para você, seu cônjuge e filhos. Você até considera essa aparente oportunidade, já que isso irá promover segurança - um dos seus valores mais importantes. Porém, algo mais forte não deixa você aceitar essa proposta.

Depois de pesquisar um tempo, você descobriu que algumas atividades desse trabalho envolvem atos ilícitos e isso te incomoda muito. Você acaba preferindo passar um pouco de dificuldade até achar algo mais HONESTO, do que se envolver com um trabalho que não atenda ao seu valor principal.

O contrário também pode ser imaginado. Uma pessoa que tenha o valor da Segurança em primeiro e da Honestidade em segundo poderia aceitar esse trabalho, desde que os atos ilícitos não fossem ilegais e criminosos, uma vez que essa pessoa também tem o valor da honestidade.

Os nossos valores formam o elo mais forte e comprometedor que pode existir entre nosso estado atual e nossa meta. Quando centramos nosso foco em nossos valores, encontramos mais força e engajamento para superar as tentações que se impõem.

Não é a disciplina em relação aos métodos e práticas de gestão de tempo que fará com que você produza mais e alcance resultados. É a disciplina aos seus valores, princípios e missão pessoal.

A palavra disciplina tem suas raízes na palavra discípulo. Discípulo é aquele que, por vontade soberana e individual, decide seguir a outrem com o objetivo de se tornar semelhante a esse alguém. Quando seguimos nossos valores, abrindo mão dos prazeres fúteis e urgentes do nosso cotidiano, estaremos protegidos pela certeza de realização e comprometimento.

Quando conquistamos algo que não atende aos nossos valores, corremos sérios riscos de, mesmo com um sucesso aparente, enfrentamos a frustração de não nos sentirmos realizados. Lembre-se: quando você atende aos seus valores, você atende a sua própria essência. E isso tem o poder de gerar felicidade e realização.

Muitas pessoas investem tempo, dinheiro e muito esforço em prol de objetivos realmente nobres, mas se esquecem de checar se tais objetivos estão em acordo com quem elas realmente são e desejam ser. Por vezes, vejo pessoas com aparecente sucesso, mas interiormente frustradas consigo mesmas. Não analisaram suas metas e seus valores para descobrir se ambos estão alinhados.

Você precisa ter em mente - e no coração- o seu grande porquê. A razão de tudo o que você persegue. Quando isso fica claro para você e para as pessoas com as quais você convive, a busca pelo resultado esperado se torna prazerosa ( ainda que difícil), recompensadora e eficaz.

A procrastinação encontra força motriz na falta de propósito claro e alinhado aos valores. Não que ela deixe de existir quando constituímos os elos fundamentais para nossa conquista, mas certamente perde muito do seu poder. Aliás, nos tornamos pessoas empoderadas com a clareza da meta e do seu porquê; dos valores e dos seus resultados.

Uma das inúmeras forças do processo de Coaching, ao meu ver, é quando o Coach facilita para seu cliente o entendimento de quais são realmente os seus valores e como o coachee (cliente) pode fazer uma ligação eficaz com sua meta. Um processo bem conduzido tem o poder de destravar o cliente nas dimensões mais profundas, gerando resultados de alta performance em um período relativamente curto.

Recentemente um de meus coachees, logo após a exploração de seus valores, alcançou um de seus objetivos que mais lhe pareciam trabalhosos. Passou a dedicar certo nível de comprometimento com aquilo a ponto de, automaticamente, transformar uma crença limitante em uma crença permissiva fortalecedora.

Espero que esse texto tenha te incentivado a explorar mais sua essência, suas razões e valores, pois isso realmente pode transformar a sua vida.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Daniel Frechiani Melo

Life Coach

LifeCoach licenciado pela SLAC, com especialização em técnicas avançadas de Coaching pela Florida Christian University, FL - EUA. Alem de Coach, é Palestrante e Trainer em Produtividade, Alta Performance e Finanças Pessoais