A partir do momento em que fazemos uma reflexão sobre o ano que passou, nos frustramos com o que não foi possível ser realizado ou algo não saiu conforme esperávamos. Afinal, fizemos planos para o ano de 2015 e nem todos foram concretizados. Este é o momento perfeito para uma reflexão sobre o que poderíamos ter feito de diferente para que essas metas tivessem sido alcançadas e os objetivos fossem realizados. Todavia, não é momento para ficar triste ou desanimado diante das dificuldades que enfrentamos.

Podemos refletir sobre o que não deu certo nos momentos difíceis e obtermos aprendizados e observarmos o que podemos realizar de uma forma diferente futuramente. Acima de tudo, o novo ano traz à tona a expectativa de renovação, o anseio de que no próximo ano consigamos realizar os objetivos e sonhos da nossa vida.

Ao avaliar o que deu errado no ano que passou, podemos construir nossas metas de forma realista. Refletir: porque eu não obtive sucesso profissional? E colocar em prática novas metas para alcançar este objetivo. Pensar: porque não foi possível realizar aquela viagem tão sonhada? E iniciar um novo planejamento financeiro.

Assim deve ser a edificação das metas: pensando no objetivo, mas também nos meios para alcançá-los. Para um ano completamente novo, também é preciso rever nossas relações e buscar renovação nesse setor. Além disso, a busca pelo bem-estar e equilíbrio do nosso corpo e mente são fundamentais. É necessário olhar para nós mesmos e ver se estamos agindo de acordo com nossos ideais, se estamos cuidando de nós mesmos e nos relacionando com pessoas que nos fazem bem.

E, para finalizar, como diria o poeta Carlos Drummond de Andrade, um ano novo merece ser conquistado:
"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo.
Eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."
Feliz Ano Novo!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Katie Borteze

Life Coach

Graduada em Psicologia UNISUL SC. Pós-grad. Gestão Empresarial Souza Marques RJ. Pós-grad. Psicodrama Pontifícia Universidade Católica PUC SP. Pós-grad. Psicodrama Didata SOPSP-FEBRAP. Pós-grad. Neuropsicologia ALBERT EINSTEIN. PCC Professional Coach e PDC Professional DiSC SLAC . Livros: "A Inclusão do Psicodrama na SOPSP" - "As Dores e as Superações Reveladas nas Mídias Sociais"