KHALED SALAMA

KHALED SALAMA

CRICIÚMA

Perfil

Khaled Salama é jornalista, executivo, palestrante e coach. Escreve semanalmente sobre mundo corporativo para diversos veículos de comunicação. As palestras são nas áreas de atendimento ao cliente, trabalho em equipe, liderança e motivação. Para a trajetória completa e mais informações, acesse o site: www.khaledsalama.com.br.

Valor da sessão

Não declarado

Certificados

PCC
PECC
PLCC
PMCC

Acesse abaixo todos os artigos deste membro:

05/12/2016

A noodinâmica de Frankl

“Nos campos de concentração nazistas, poder-se-ia ter testemunhado que aqueles que sabiam que havia uma tarefa esperando por eles tinham as maiores chances de sobreviver”.

Continue lendo ...

29/11/2016

O DNA da empresa de sucesso

As empresas podem construir uma parceria duradoura de confiança por meio do crescimento. Se a companhia cresce, ela sempre vai necessitar de talentos que tenham o DNA dela e que possam dar conta do recado, ao assumir novas áreas e/ou aquisições.

Continue lendo ...

02/10/2016

As linhas tortas de Deus

Se não fossem as linhas tortas, as histórias de superação que nos emocionam jamais existiriam. É preciso valorizar isso. Quando o potencial do ser humano se manifesta, aparece a importância da vida, o milagre que ela é. Isso nos inspira. Preenche.

Continue lendo ...

19/09/2016

As coisas podem, sim, dar errado

Como coach, tenho obrigação de fazer alguns questionamentos. Além da simples crença de que “tudo vai dar certo”, que ações práticas você tem adotado para alcançar a meta? Se não tem feito nada consistente, qual é o seu grau de comprometimento com o objetivo?

Continue lendo ...

13/09/2016

O sábio primo Hermenegildo

Robertinho estava triste naquela noite chuvosa de sexta-feira. Em meio ao barulho da trovoada, resolveu ligar para a família do primo Hermenegildo, que morava em outro estado.

Continue lendo ...

05/09/2016

Ok, vamos falar sobre isso

É preciso ter cuidado para não jogar fora as formações e o talento, por causa de preconceitos bobos, que não contribuem com nada.

Continue lendo ...

30/08/2016

A cegueira da riqueza

Acredito que, às vezes, a riqueza produz uma cegueira. Em função das conquistas do passado, alguns empresários criam uma espécie de película protetora contra qualquer ideia que não seja deles. Dessa forma, acabam por perder colaboradores incríveis.

Continue lendo ...

22/08/2016

Relatos de uma vida sem Facebook

De repente, pessoas que imaginei terem se esquecido de mim começaram a me adicionar e a interagir comigo. O perfil pessoal se tornou uma ferramenta mais poderosa do que eu pensava, tanto para contatos quanto para divulgar meus trabalhos.

Continue lendo ...

16/08/2016

Um puxão de orelha para novos coaches

Se você não tem o hábito de ler, ficará surpreso com o milagre que dez minutos por dia podem realizar.

Continue lendo ...

09/08/2016

Por que Anitta é quem é?

É possível afirmar que Anitta decidiu se dar bem na vida. Agarrou o sucesso com as mãos. Ela já se via do jeito que é hoje.

Continue lendo ...

02/08/2016

O auge da dedicação

Que mania desgraçada é essa de acreditar que qualquer coisa que se aproxime da dedicação é sinônimo de puxar o saco de alguém?

Continue lendo ...

26/07/2016

Um helicóptero para me salvar

Há pessoas que são como uma parede. Ignoram qualquer ajuda e não procuram se renovar. Parei de ajudar quem não quer. Em vez disso, escolhi o amor.

Continue lendo ...

12/07/2016

O exercício da liderança

Existe uma relação de liderança entre um músico e os fãs dele. Um caso do qual sempre me lembro é o da performance da cantora Beyoncé ao interpretar a música " Irreplaceable" durante um show.

Continue lendo ...

04/07/2016

Cuide de minha obra

Quantas vezes nos entregamos por obstáculos bem menores? Tudo o que Dantès amava foi arrancado sem dó. Mesmo assim, da nuvem mais negra, caiu água límpida.

Continue lendo ...

26/06/2016

O sentido de que precisamos

Os autores – Cerbasi e Frankl - deixam uma lição bacana para o medo que o mercador árabe de Paulo Coelho demonstrou. Não devemos temer a realização dos nossos sonhos. Só que é preciso ter em mente a importância de um sentido forte para viver.

Continue lendo ...

20/06/2016

Os gênios esquecidos

Leia livros incríveis, faça cursos apaixonantes. Assuma o controle. Mostre para o mundo o talento que você tem certeza que possui. Seria excelente se um garçom viesse servir a vitória junto de uma taça de champanhe. Porém, não é o que ocorre.

Continue lendo ...

14/06/2016

Um tempero simples e maravilhoso

Poucas coisas se comparam com a sensação que tive ao experimentar essa sobremesa. Saber que o ingrediente principal veio da sacada do apartamento foi ainda mais impactante. Com relativa frequência, as pessoas se focam no futuro e se esquecem de apreciar o presente.

Continue lendo ...

06/06/2016

Uma infância foda

Iniciativas que homenageiam o passado mexem com a emoção das pessoas. Elas resgatam belas memórias.

Continue lendo ...

30/05/2016

Pavor de sombra

Dizem, com relativa frequência, que precisamos aprender com os erros. Tão inteligente quanto isso é extrair lições das falhas dos outros. Esses ensinamentos podem vir por meio de diversas plataformas: uma conversa, uma palestra, um livro... Exemplos não faltam.

Continue lendo ...

23/05/2016

Um contrato com a mediocridade

Pior do que não saber se comunicar bem, é desdenhar quem sabe. Isso fica evidente na reação das pessoas diante de um colaborador diferenciado nesse quesito. O sujeito começa a tecer uma tese durante a reunião e, imediatamente, passa a ouvir aquelas risadinhas ao fundo.

Continue lendo ...

16/05/2016

O lado brutal do empreendedorismo

É preciso ser louco para empreender, especialmente no Brasil. Se alguém ao nosso redor apresenta esse parafuso a menos, precisamos incentivar e não encontrar empecilhos. Afinal, o empreendedor é maluco até dar certo. Depois, vira alvo de inveja.

Continue lendo ...

03/05/2016

Um café quentinho

Nesse mundo em que as redes sociais dão a entender que todos são felizes, precisamos perceber que a vida dos outros também é cheia de drama.

Continue lendo ...

25/04/2016

Magia além das palavras

Em geral, as pessoas chamam empreendedores iniciantes de loucos porque não conseguem (ou fingem não conseguir) entender por que alguém abandona uma determinada segurança para tentar algo que não sabe se vai dar certo. Trata-se de uma situação bem comum.

Continue lendo ...

18/04/2016

Uma permuta alimentar

Respeitar maneiras diferentes de ser e de pensar, além de algo básico para a saúde da relação entre as pessoas, pode se tratar de uma oportunidade e tanto para “trocarmos de dieta” com alguém. Precisamos ser humildes para perceber essa necessidade.

Continue lendo ...

11/04/2016

A conveniência da proximidade

Com certa frequência, vamos a estabelecimentos que nos atendem mal por causa do que eu chamo de conveniência da proximidade. É perto. Os produtos são até bons. Então, recorremos à empresa, apesar de conhecermos a falta de treinamento e de atitude dos colaboradores.

Continue lendo ...

27/03/2016

Temos que expandir

É triste perceber que alguns indivíduos optam pela amargura, não celebram as vitórias de conhecidos e, ainda por cima, desejam o mal para quem tenta ter realizações importantes. Essa mesma energia poderia ser dedicada a encontrar o próprio caminho.

Continue lendo ...

21/03/2016

Um plano para atacar

É triste perceber que ainda temos casos de chefes que fazem a parede tremer com uma ligação.

Continue lendo ...

15/03/2016

Um trem para os meus sonhos

De repente, surge o barulho do trem. É hora de ir. Alberto abraça o sobrinho, que se sente acolhido. O meio de transporte se aproxima cada vez mais e o abraço não termina. A condução para. São apenas poucos segundos.

Continue lendo ...

29/02/2016

Os céus têm um plano

Prévia não disponibilizada, clique em "Continue lendo" para ler o artigo.

Continue lendo ...

23/02/2016

Um mundo cheio de ganhadores

Sinceramente, cansei de quem acha que todos ao redor são concorrentes que precisam ser eliminados.

Continue lendo ...

08/02/2016

Zé da Memória Curta

Aprender com os erros é mais do que algo importante. É uma questão de sobrevivência.

Continue lendo ...

01/02/2016

Preste atenção nas batatas

Quem tem um grande objetivo pode e deve pesquisar o que fizeram os indivíduos que já chegaram lá.

Continue lendo ...

24/01/2016

Quando Deus está na equipe

Trata-se de uma homenagem à simplicidade. Nem tudo precisa ser caro e complexo para ser maravilhoso. No trabalho, manter as coisas claras e simples é essencial. Quando damos o primeiro passo, por mais que não esteja perfeito, estamos mais próximos de uma realização.

Continue lendo ...

17/01/2016

O sanduíche nojento e o serial killer

As pessoas matam a criatividade por insistir que não são realmente criativas, a menos que a criatividade pague as contas.

Continue lendo ...

10/01/2016

Vá em frente, Ana Maria Braga

Ana Maria Braga está na maior emissora do Brasil há mais de 15 anos. Você pode não gostar do conteúdo do programa, mas em que mundo isso não significa ser bem-sucedido? Ela tem, sim, muito a dizer sobre como se dar bem no mercado de trabalho.

Continue lendo ...

27/12/2015

Dê uma ajuda ao universo

Por isso, tenho uma dica. Se você não viu sua vida avançar nos últimos anos e tem o hábito de jogar com frequência, pare por um tempo. Suspenda imediatamente todas as participações em loterias. Ter que pensar em outra forma de obter sucesso pode ter um excelente efeito.

Continue lendo ...

21/12/2015

Sambe na cara da sociedade

Toda vez que as pessoas acreditam em frases desanimadoras, uma tragédia acontece.

Continue lendo ...

14/12/2015

Sobre erros e arrependimentos

Livrar-se do lixo psíquico é um exercício diário.

Continue lendo ...

06/12/2015

Grandes líderes e o alicerce do sucesso

O grande desafio de empresas que contaram com ícones é manter vivo o legado do líder que originou tudo.

Continue lendo ...

29/11/2015

A magia dos hábitos

Nosso cérebro adota hábitos porque, caso contrário, entraria em colapso com tantas decisões a serem tomadas. A boa notícia é que essa não é uma realidade apenas para hábitos ruins. Hábitos bons, quando adquiridos, também se tornam automáticos.

Continue lendo ...

23/11/2015

Mulheres, por favor, assumam o controle

Sou fã de mulher. Acredito que elas precisam dominar o mundo o quanto antes.

Continue lendo ...

17/11/2015

Um meteoro para dinossauros corporativos

Entre as maiores reclamações do executivo em relação ao ex-patrão, está o fato de não divulgar os números da empresa. Além disso, não havia uma demonstração do que se queria para o futuro e nem uma meta a ser batida.

Continue lendo ...

02/11/2015

Dobre o salário dos seus gênios

Para que a companhia possa explorar ao máximo o potencial que tem para gerar lucros, os profissionais incríveis precisam ter o direito de trabalhar sem medo de ficar sem dinheiro para visitar a namorada ou comprar um remédio.

Continue lendo ...

25/10/2015

O fracasso do indignadinho

O grande erro do indignadinho é delegar a carreira para a empresa. Para ele, toda reuniāo é motivo para fazer cara feia, jogar m... no ventilador e mostrar para a companhia que ela está errada por não lhe dar um salário de 100 mil.

Continue lendo ...

20/10/2015

O perigo de permanecer imóvel

O caminho para o sucesso apresenta muitos entraves. Então, só quem tem absoluta certeza do que quer realizar na vida vai conseguir dar os próximos passos.

Continue lendo ...

12/10/2015

Apenas hashtags vazias

É preciso se manter firme em relação ao seu objetivo. Evitar desistir por causa da pressão da sociedade é fundamental. Precisamos fazer com que as palavras força, foco e fé não sejam apenas hashtags vazias. Elas devem fazer parte do nosso cotidiano.

Continue lendo ...

04/10/2015

Um Miss Dior para o meu amor

A partir daquele momento, já não importava mais o que a vendedora estava prestes a me dizer. Minha escolha já havia sido feita. O sorriso estampado no rosto daquela idosa era o retrato da vida que queria construir com minha mulher.

Continue lendo ...

04/10/2015

Uma onda sem precedentes de motivação

O palestrante e consultor Luiz Almeida Marins Filho acredita que motivação é encontrar os motivos para a ação. Para ele, quando essas razões estão claras, temos o combustível necessário para seguir em frente. Pessoas desmotivadas podem buscar isso.

Continue lendo ...

21/09/2015

Autoajuda de quinta categoria

"Muitos CEOs faziam planejamentos estupendos e depois não entendiam por que os projetos davam errado. O vácuo percebido era justamente a execução. O ser humano é craque em falar, falar e não fazer nada".

Continue lendo ...

13/09/2015

Os urubus e o poder da resiliência

A diferença entre o urubu e a pessoa que tenta imitá-lo é que o segundo poderia desenvolver as competências necessárias para caçar. Afinal, ambos gostam de carne fresca. Só que, por algum motivo, o cidadão prefere atrapalhar o caminho de quem arregaça as mangas e faz.

Continue lendo ...

07/09/2015

Os dez pensamentos

Daiane havia dado início a uma guinada na vida. Aproximou-se mais de pessoas que antes eram apenas conhecidas. Fechou parcerias importantes com quem nem imaginava que acreditava com afinco no trabalho dela.

Continue lendo ...

30/08/2015

Construa o seu conceito de sucesso

Acredito que o verdadeiro sucesso vem de encontrar o equilíbrio ideal em tudo o que é importante na vida.

Continue lendo ...

24/08/2015

Mantenha o sonho vivo

Não podemos perder aquela lente de contato que faz com que a gente veja o mundo de maneira mais positiva.

Continue lendo ...

17/08/2015

Uma alegria para o almoço

Ela sacou um microfone, ligou o som de fundo e começou a cantar. Entre as canções, estavam grandes sucessos da música mundial. O Inglês era perfeito.

Continue lendo ...

10/08/2015

Uma ilha de brinquedos rejeitados

Aquela pessoa quieta no canto da sala pode ser a peça fundamental que sua equipe precisa para obter excelentes resultados. Veja os sinais.

Continue lendo ...

09/08/2015

Invista primeiro no básico

Na dúvida, opte pelo cliente. Ele é a razão da existência das empresas. Sem o consumidor, nada faz sentido.

Continue lendo ...

06/08/2015

Para acabar com os rumores

Penso que é bacana ver funcionários se unirem para salvar um negócio. Isso vai além de manter o emprego. Mostra que foram conquistados

Continue lendo ...

04/08/2015

Como congelar um juiz

Existe uma tristeza muito grande por trás do vício de julgar os outros o tempo todo.

Continue lendo ...

13/07/2015

Um babaca incorrigível

O amor virou vício. Não conseguia mais viver sem leitura, sem debates. Percebi que era grave quando passei a me interessar pelos discursos da TV Senado. Era um caminho sem volta. Não tinha mais cura.

Continue lendo ...

07/07/2015

O coração do empreendedor

Uma questão que precisa ser observada é que, em muitos casos, a receita que fez com que a empresa se tornasse bem-sucedida pode não ser a mesma para mantê-la no topo. Agir com o coração o tempo todo mata o negócio, coloca em risco tudo o que foi construído até então.

Continue lendo ...

29/06/2015

Por uma vida com mais Halls preto

Um sabor intenso que traga a coragem que as pessoas precisam para mudar algo que não as deixa satisfeitas.

Continue lendo ...

22/06/2015

Evite ser inconveniente

Pedras no sapato não fecham acordos maravilhosos e não conseguem manter clientes. Pelo contrário: causam repulsa.

Continue lendo ...

14/06/2015

Projetos que mudam o roteiro

Ouvi uma frase curiosa certa vez. Afirmava o seguinte: “Quer moleza? Mastiga água de cabeça pra baixo!”. Imagine se Steve Jobs tivesse desistido dos iAparelhos da vida. Pense em Romário com os pés congelados na Copa do Mundo de 1994, com medo de fazer história.

Continue lendo ...

09/06/2015

As pessoas e o medo de mudar

Uma das ferramentas para colocar isso em prática é o coaching. Um gestor pode começar a fazer isso ao optar por perguntar em vez de fazer imposições. Por exemplo: “Zezinho, a empresa precisa que este relatório seja enviado semanalmente. Qual é a melhor forma?”.

Continue lendo ...

02/06/2015

O Brasil não vai acabar

A questão é que não vai haver mais margem para picuinhas desnecessárias, para a falta de compromisso com a qualidade, para colocar em dúvida a inteligência do cliente.

Continue lendo ...

25/05/2015

Sanguessuga com prazer

É incrível como alguns seres humanos conseguem cair na besteira de se alimentar com assuntos negativos, com coisas ruins. Por mais que a vida seja difícil, trata-se de uma opção. Quem quiser, consegue mudar a forma como vê o mundo. Tem que querer.

Continue lendo ...

19/05/2015

Coloque a paixão no cálculo

O marido pediu as contas do emprego e utilizou o dinheiro da saída para abrir um salão para a mulher. A questão é que a esposa relatou que nunca quis tocar aquele negócio. Ela avisou o companheiro, que prosseguiu mesmo assim. Tem como dar certo?

Continue lendo ...

12/05/2015

O futuro chegou

Chegou à conclusão de que, para obter a vaga, precisava agir com a mesma naturalidade das fases anteriores do recrutamento. Afinal, se preparou uma vida inteira para isso. O que poderia dar errado? O café que tomou antes de sair, quentinho, foi um dos melhores.

Continue lendo ...

26/04/2015

Experiência gastronômica

Vamos transmitir a cultura da companhia para os colaboradores, sejam eles terceirizados ou não! Assim, será possível amenizar situações como as que relatei.

Continue lendo ...

21/04/2015

Opção pelo pesadelo

No mundo competitivo e cheio de mudanças em que vivemos, não se pode perder a atenção nunca. Lembro-me de leituras que fiz sobre o técnico Bernardinho. A cada grande vitória, o treino seguinte começava uma hora mais cedo. A ideia é manter o foco.

Continue lendo ...

14/04/2015

Um gol, dois jogadores

Existem colaboradores que levam uma nuvem negra por onde passam. Deixam o ambiente carregado e prejudicam a construção de uma atmosfera de cooperação. Isso precisa ser identificado e corrigido. Não há mais margem nas empresas para manter alguém assim.

Continue lendo ...

07/04/2015

A estratégia do bambu

Portanto, é errado afirmar que os elefantes não queriam tomar banho. Pelo visto, o que os atordoava era a imposição. Quando o poder de decisão passou para os animais, o objetivo dos funcionários estava cumprido. Alguma semelhança com o dia a dia das empresas?

Continue lendo ...

31/03/2015

O nascimento de quem somos

O coach questiona: “O que você fez no passado que, se fizer de novo, pode te aproximar da tua meta?”. O mais bacana desse processo é perceber que as respostas estavam ali o tempo todo, dentro de nós. Trata-se de uma maneira de trazê-las para a superfície.

Continue lendo ...

24/03/2015

Rapunzel está com câncer

Às vezes, precisamos ter em mente que Ariel pode estar num aquário, que Chapeuzinho Vermelho pode estar acima do peso, que Bela pode precisar de plástica, que Cinderela pode ser alcoólatra e que Branca de Neve pode ter um marido nojento.

Continue lendo ...

16/03/2015

Isso não está em você

O filme “Babe, o Porquinho Atrapalhado” completa 20 anos em 2015. É outro que marcou minha infância. Em uma das cenas, uma cadela tenta ensinar o porquinho a conduzir as ovelhas. Ela pede que o pupilo grite, maltrate e morda para ser respeitado.

Continue lendo ...

08/03/2015

Sobre pepinos e uvas

As empresas devem identificar se estão a entregar pepinos para funcionários que merecem uva faz tempo. Só quem tem que contratar sabe como o mundo está escasso de bons profissionais.

Continue lendo ...

01/03/2015

O gênio da garrafa

O sábio explicou: “Sou um gênio diferente. Faço o diagnóstico do seu maior desejo. A partir daí, você tem duas opções: A) Uma quantia qualquer em dinheiro; B) Realizar o seu maior desejo. No entanto, se você escolher o dinheiro, seu maior desejo nunca se realizará”.

Continue lendo ...

24/02/2015

Um trabalho consistente

Assuma aquilo que ninguém quer assumir. As pessoas têm a visão de que precisam empurrar problemas. Isso dá para os gestores a sensação de que a equipe está incompleta, de que ainda têm um gargalo a resolver.

Continue lendo ...

16/02/2015

O presente não é o bastante

No culto ecumênico da minha formatura em Jornalismo, o orador abordou algo parecido. Para ele, as pessoas acham que a felicidade sempre vai vir na etapa seguinte. O próximo carro, a próxima casa, o próximo emprego. O presente nunca é o bastante.

Continue lendo ...

13/02/2015

O poder das convicções

Penso que precisamos fazer um monitoramento para perceber de que forma essas convicções interferem nas nossas vidas. Quando eliminamos preconceitos, nos abrimos para reconhecer, em nós e nos outros, potenciais talentos.

Continue lendo ...

02/02/2015

Modifique a receita

De vez em quando, penso que é preciso sapatear em locais proibidos por alguma convenção social tola.

Continue lendo ...

12/01/2015

O otário sou eu

Continue com o gato na sua TV por assinatura. O otário, definitivamente, sou eu. Como cliente do serviço oficial, fui tratado como lixo.

Continue lendo ...

29/12/2014

Cerveja, pizza e filosofia

As pessoas são muito imediatistas. Cometem erros e, em vez de fazer uma reflexão para aprender com eles, transferem a culpa. Jogam a batata quente para sócios, colegas, parentes e Deus. Interessante observar como a memória é curta quando conveniente.

Continue lendo ...

23/12/2014

Um acordo para ser feliz

A alta expectativa do público fez o que fez com Rubinho. Se ele fosse de outra época, não teria ficado com essa imagem. Por uma questão de justiça, espero que o título da Stock Car dê a ele o respeito que merece. Trata-se de um grande esportista.

Continue lendo ...

16/12/2014

Por favor, posso ser seu cliente?

E a estudante prosseguiu, com um questionamento: “Como ela não perguntou a minha opinião e só queria comprar, eu deveria ter efetuado a venda sem falar nada?”. Responder não é o óbvio e foi o que eu fiz. Entretanto, infelizmente, muitos venderiam normalmente.

Continue lendo ...

09/12/2014

O que tem naquela caixa?

Além disso, é fundamental que os conflitos parem em alguém. Nobre da pessoa que percebe o processo e toma a iniciativa. O desfecho do primeiro filme demonstra que é possível salvar uma relação quando se reconhece erros e se adota uma postura mais humilde.

Continue lendo ...

02/12/2014

Você não está sozinho

Se você enfrenta dificuldades financeiras, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas passam por isso de vez em quando. É importante identificar as causas, combatê-las e criar condições para que não aconteça de novo. O negócio é seguir em frente.

Continue lendo ...

28/11/2014

Sonhos em andamento

É importante saber ouvir conselhos, mas é fundamental saber filtrá-los com qualidade. Toda vez que você demonstrar vontade de abandonar a zona de conforto, vai ser bombardeado por excelentes "analistas de vida alheia". Prepare-se!

Continue lendo ...

18/11/2014

Muito além do faturamento

Se você pega um grupo que atende mal e que está desmotivado e joga cada vez mais clientes para atender, os números até podem apresentar um aumento momentâneo. Porém, é provável que você esteja a alimentar um monstro.

Continue lendo ...

11/11/2014

Zumbis da felicidade

Viver de maneira mais leve não significa que devamos nos tornar minions. Seres humanos devem ter sentimento à flor da pele de vez em quando. A questão é que, quando nossa mente fica cheia de lixo, sobra menos espaço para o que vale a pena.

Continue lendo ...

02/11/2014

Prepare o estômago

Podemos ser a favor ou contra um determinado político. Isso faz parte da democracia. Só que é preciso que a gente se lembre que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Ouvi, certa vez, que a solução para o Brasil é “matar todos os usuários do Bolsa Família”.

Continue lendo ...

26/10/2014

Um sinal de responsabilidade

Adaptar o rumo coloca em risco o padrão de vida, a credibilidade diante das pessoas e o status. Porém, uma frase do coach Alexandre Prates foi esclarecedora para mim: “É melhor 10 anos de recessão do que uma vida inteira de frustração”.

Continue lendo ...

20/10/2014

Carta a uma jovem universitária

O mercado de trabalho tem preconceito com jovens. Exige experiência de alguém com 19 anos. A descrição das vagas parece um show de humor. Fale Francês fluente e seja faixa preta em Karatê para garantir os R$ 600 mensais.

Continue lendo ...

14/10/2014

A verdadeira arma do profissional competitivo

Quem age para prejudicar um colega por baixo do pano não é competitivo. É mau caráter. O cidadão que faz isso não se garante. E terá que agir assim dia após dia para se manter no ambiente corporativo. No fim, pode ter certeza que dá muito mais trabalho.

Continue lendo ...

05/10/2014

Cuidado com a receita pronta

Estudar e falar sobre mundo corporativo deve ser sinal de humildade e não de arrogância. Quando estudamos e falamos sobre isso, nós reconhecemos que o ser humano precisa estar em constante evolução. É uma forma de tornar melhor o ambiente de trabalho.

Continue lendo ...

30/09/2014

O mundo precisa do seu talento

O grande risco dessa tal de segurança é o sentimento amargo de que poderia ter feito mais. O mundo precisa que os grandes talentos se manifestem. Num ambiente de tanta tecnologia, é o conteúdo produzido por seres humanos que faz toda a diferença.

Continue lendo ...

23/09/2014

Vocês vão curtir minhas fotos, né?

Pela entonação, deu pra perceber que não era apenas uma brincadeira ou algo dito só por causa do contexto. Aquela jovem demonstrou preocupação real com o número de curtidas que tinha ou que poderia vir a receber.

Continue lendo ...

16/09/2014

Uma porta para novos caminhos

O mago das finanças Gustavo Cerbasi explicou, certa vez, que não adianta passar a vida inteira a almejar o Caminho de Santiago de Compostela e depois descobrir que tem medo de avião ou que a saúde já não acompanha mais esse objetivo. Acontece com frequência.

Continue lendo ...

07/09/2014

Envelhecer é pra quem merece

No livro “Empresas feitas para vencer”, Jim Collins informa que, quando foi divulgada a relação entre tabaco e câncer, muitas empresas dessa área começaram a investir em outros negócios. Fizeram isso para sobreviver. No entanto, como fugiram das raízes, tiveram problemas.

Continue lendo ...

02/09/2014

Sua xícara está cheia

Às vezes, o caminho para um grande projeto pode estar numa experiência que vivemos com oito anos, num passeio com nossos pais, num café que tomamos com nossos avós. Pode ser que a carreira dos sonhos esteja num livro que lemos cinco anos atrás, sem pretensão alguma.

Continue lendo ...

26/08/2014

Elefante invulnerável

No livro "Qual é a tua obra?", Cortella conta a história do General Sedgwick. Ele morreu na guerra civil norte-americana, em 9 de maio de 1864, com um tiro no olho esquerdo. As últimas palavras dele foram: "Imagine, eles não acertariam nem um elefante desta dist...".

Continue lendo ...

19/08/2014

Proteção de tela

Nada. Ele não pensava em nada. Estava apenas naquele exato momento. A dica é que a sensação seja a mesma quando desempenhamos o nosso trabalho. Imagine se o pensamento do médico estiver longe no meio de um transplante de coração! Foco é imprescindível!

Continue lendo ...

12/08/2014

Ouça o monge

É preciso que a gente crie condições para ser aquele cara que, na hora H, é chamado. Aquele cara que é sempre uma decisão segura. As pessoas vão encontrar mil motivos para dizer que você não deve estar lá. Porém, o que leva o gestor que tem a caneta na mão a te escolher?

Continue lendo ...

04/08/2014

Um milhão de abacaxis

Minha recomendação é que nós nos lembremos dos ensinamentos dos nossos pais. Toda vez que um colega iniciar um “confronto” desnecessário, lembre-se que você é mais maduro. Portanto, não vai cair nessa. Quem tem uma carreira a zelar toma esse cuidado.

Continue lendo ...

29/07/2014

Eu conheço um cara

“Eu conheço um cara”. É comum ouvirmos essa frase quando pedimos a indicação de um profissional. A pergunta que fica é: com tantas pessoas com formações semelhantes, o que faz com que uma se torne “um cara” e a outra não? Vale a reflexão.

Continue lendo ...

22/07/2014

A bruxa do dia

Um finge que não vai errar e o outro finge que atingiu o objetivo ao contratar alguém que prometeu que não vai errar. As empresas bacanas criam condições para que não se tenha medo de cometer um erro.

Continue lendo ...

14/07/2014

Uma grande dose de autocrítica

Sou professor universitário há cinco anos e, desde que comecei a dar aula, faço paralelos entre o futebol e o mercado de trabalho. E não há época mais oportuna para isso do que uma Copa do Mundo. Os jogos contra Alemanha e Holanda trazem importantes lições.

Continue lendo ...

07/07/2014

Um jantar inocente

Situações como essas são comuns em filmes norte-americanos. A pessoa comete um deslize e, quase que imediatamente, solta um "ai, droga". Sempre achei isso estranho. Será que uma pessoa normal não demoraria um pouco mais para se arrepender?

Continue lendo ...

01/07/2014

Provoque uma tormenta

Fico triste por quem fica sem abrigo, perde entes queridos e tem prejuízos em função da chuva. Para essas pessoas, a realidade é muito mais complicada. Porém, em geral, é interessante perceber que o sol sempre traz uma esperança de que as coisas vão se ajeitar.

Continue lendo ...

24/06/2014

Comece por quem está no espelho

Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara: é muito fácil transferir a responsabilidade. Se isso é verdade com os problemas sociais, é uma realidade também no que diz respeito ao mundo corporativo. Temos que olhar mais para o homem ou para a mulher no espelho.

Continue lendo ...

17/06/2014

O que fazer quando o fulano aparece

Não tem nada a ver com ambição vazia e arrogância. Aliás, tem relação com humildade, uma vez que o indivíduo admite que precisa estudar, cada vez mais, para crescer na carreira e conseguir se desenvolver com qualidade em diversos aspectos.

Continue lendo ...

10/06/2014

O que podemos aprender com o adeus a Fernandão

Penso, por mais difícil e polêmico que isso seja, que todos devem pensar no dia do próprio funeral. Como as pessoas vão reagir ao saber que você partiu? Que comentários farão no momento da despedida? Você deixará saudade?

Continue lendo ...

03/06/2014

Papo sério sobre marketing

O grande problema é que o marketing tem sido confundido com divulgação. Só que a divulgação é só uma parte do que é necessário fazer para tornar a venda supérflua, automática. Então, não adianta preparar tudo e depois dizer para o marketing “divulgar”.

Continue lendo ...

27/05/2014

O amigo da meta

Celebridades e esportistas de ponta, por exemplo, têm recorrido bastante ao coaching. Eles sabem que ter um amigo da meta por perto faz com que a possibilidade de perder o foco diminua de maneira considerável.

Continue lendo ...

20/05/2014

Por onde a gente passa é show

Lembre-se: a essência do empreendedorismo é correr riscos. As pessoas que correm riscos têm medo também, mas conseguem agir apesar dele. Para Carly Fiorina, ex-presidente da HP, a habilidade de lidar com isso separa quem tem sucesso de quem não tem.

Continue lendo ...

13/05/2014

Quando ficar doente vira uma bênção

Penso que é preciso evitar desgraçar tudo e todos quando encontramos uma pedra no caminho. É claro que somos seres humanos e às vezes um “m...” escapa. Só fico incomodado ao encontrar alguém que adota isso como filosofia de vida.

Continue lendo ...

06/05/2014

Comece a investir em pessoas hoje mesmo

Por incrível que pareça, em 2014, ainda temos que convencer um grande número de empresários sobre a importância de se investir em pessoas. Uma das principais reclamações que ouvimos é a seguinte: “Ah, mas ele recebe o treinamento e depois pede demissão!”.

Continue lendo ...

29/04/2014

Abra caminho para as mulheres

As mulheres precisam se ajudar mais. É preciso que haja mais cooperação entre elas para que o espaço que merecem seja conquistado. Chegou a hora de parar de dizer: "Prefiro trabalhar com 30 homens a duas mulheres".

Continue lendo ...

23/04/2014

Meu amigo sul-coreano

Relatou o sul-coreano, meu novo amigo, que a empresa dele é tomada por familiares. Ele perdeu a autoridade porque não soube separar o que é negócio e o que é família. Até com a esposa dele há um sério problema. Na verdade, o mais grave de todos.

Continue lendo ...

17/04/2014

Da China para o portal da Slac

Estou na China, onde coordeno uma visita de cinco empresários da região do Vale do Araranguá, no Sul de Santa Catarina, à Canton Fair, feira multissetorial que ocorre duas vezes por ano na cidade de Guangzhou. Sempre em abril e outubro.

Continue lendo ...

08/04/2014

A paranoia do ineditismo

De repente, por algum motivo, passamos a considerar que todo produto cultural que faz sucesso é popular e, portanto, de baixa qualidade. Há livros excelentes que figuram na lista dos mais vendidos. Ouço as músicas que gosto e não me importo se vendem ou não.

Continue lendo ...

01/04/2014

A loucura é genial

Certa vez, numa palestra promovida pela HSM, o jornalista Gilberto Dimenstein citou o amigo Rubem Alves: "Só ostras incomodadas geram pérolas". E completou: pessoas felizes não criam porque ficam na "pasmaceira da felicidade".

Continue lendo ...

25/03/2014

A curiosa cultura do ‘vem cá, te conheço?’

Sigo pessoas que não conheço pessoalmente quando me interesso pelo perfil. É maravilhoso poder manter conexões, mesmo que num primeiro momento estas sejam apenas virtuais, com indivíduos que você acredita que têm coisas importantes a dizer.

Continue lendo ...

17/03/2014

Lições do ‘Pesadelos da Cozinha’

O chef de cozinha Gordon Ramsay comanda alguns programas na TV a cabo. Em um deles, o Kitchen Nightmares (Pesadelos da Cozinha), ele visita restaurantes que estão em dificuldade para "colocar ordem na casa". Virei fã e passei a observar que há semelhanças entre os erros que afundam as empresas. Separei sete lições que servem para todas as áreas.

Continue lendo ...

10/03/2014

O único lugar que importa

Se as respostas estão dentro de cada um, então por que é importante contratar o serviço de coaching?

Continue lendo ...
Programa Foco e Gestão com Sulivan França

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.