Ajuste sua mente com o mindset
Uma definição para mindset pode ser “como você determina sua realidade”, ou seja, de que forma seu cérebro reage diante das situações do dia a dia. Carol Dweck, psicóloga americana, professora na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e autora do livro “Mindset – A nova psicologia para o sucesso”, passa um pouco por esse conceito que compreende o mindset como a forma e a mentalidade que você tem em relação aos fatos e acontecimentos da sua vida.

Para a cientista, o mindset é dividido em duas categorias: o mindset fixo e o mindset de crescimento. No primeiro, as pessoas creem que a inteligência e habilidade são natos enquanto que no segundo, elas creem no desenvolvimento da inteligência e das habilidades. 

Além disso, no fixo, as pessoas têm dificuldades de ver as próprias limitações, enquanto que no de crescimento, elas buscam o aprendizado para superar as limitações. 

No mindset fixo, o indivíduo é mais tende a evitar desafios por medo de revelar fraquezas, tem medo da exposição. Já no mindset de crescimento, ele abraça os desafios e encara as falhas como aprendizado. 

Outra diferença é que no fixo, o cérebro não crê que nenhum esforço será suficientemente capaz de gerar mudanças. Já no de crescimento, a mente entende o esforço como caminho da excelência e do desenvolvimento. 

Por fim, no primeiro as pessoas encaram os problemas sem esperança em resolvê-los, enquanto no segundo elas enfrentam os problemas com entusiasmo.

Dweck afirma que todos nós temos um pouco de cada tipo de mindset. Mas, de onde vem esta estrutura? Boa parte surge das crenças que carregamos durante a vida. 

Um importante detalhe é que você não substitui as crenças antigas que você tem, porém, cria novas crenças que podem sobrepor às anteriores, e, aos poucos, quanto mais forte estas novas crenças ficam, mais elas diminuem as do passado.

Afinal, é possível desenvolver o mindset? Segundo a orientação da pesquisadora, é preciso cinco passos para passar do mindset fixo para o mindset de crescimento:

1 - Você precisa aceitar que tem o mindset fixo para conseguir obter o autoconhecimento e buscar se desenvolver;

2 - Faça simulações de situações e imagine como reagiria a cada tipo de mindset, desenvolvendo, assim, sua visão;

3 - Identifique quais são os gatilhos que acionam seu mindset fixo e analise seu comportamento, isto é, porque você reage da maneira que reage? O que está por trás de suas reações?;

4 - Dê um nome a sua persona do mindset fixo, ou seja, divida-se em uma pessoa com as características que possui hoje e outra pessoa com as características já desenvolvidas. Isso ajuda a identificar que o seu comportamento é apenas um estado mental e não permanente;

5 - Dialogue com sua face de mindset fixo e diga a ela que dará menos espaço a ela em sua mente e que parte desse espaço que ela deixará de ocupar será dado ao mindset de crescimento.

Feito isso, comece a criar crenças para sobrepor aquelas que o levam a um estado de fraqueza e imobilidade. Essa é a maneira de ajustar seu mindset. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.