A ORIGEM DA PALAVRA “COACH” E SUA EVOLUÇÃO

Em 1500, surge na Inglaterra o uso da palavra “Coach” para denominar aquele que conduz uma carruagem que transporta pessoas de um lugar para outro. Com o passar do tempo, em 1850, surgiu uma metáfora nas universidades da Inglaterra, baseada na ideia de que, até então o “Coach” era o responsável por conduzir a carruagem e levar as pessoas a diferentes lugares.

Baseado então na ideia da condução a novos lugares, a palavra “Coach” ganha uma nova denominação. A partir de então esta palavra foi utilizada para nomear o tutor de um estudante, que tinha o papel de ajudar na preparação para os exames, conduzindo assim a pessoa pelos diversos campos do conhecimento.

Por volta de 1950, surge no meio esportivo a palavra “Coach”, que era a pessoa responsável pelo treinamento e aperfeiçoamento de atletas e equipes esportivas, utilizando uma técnica específica para motivar profissionais de esportes.

O grande diferencial desse método, criado por de Timothy Galleway, é o chamado Inner Game (ou Jogo Interior). Baseado no princípio de que o oponente real do atleta não é outro competidor, mas sim, suas próprias limitações e fraquezas, este método tem o objetivo de superar hábitos mentais que podem inibir o bom desempenho.

Assim, o termo “coach” foi utilizado pela primeira vez para fazer referência a habilidade de gerenciamento de pessoas. Desta forma deu-se o surgimento das primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal, que valoriza as competências individuais e relaciona-as a um processo de evolução contínua.

Não demorou muito tempo e o sucesso desta técnica despertou o interesse de alguns executivos, que viram a possibilidade de aplicar a mesma no mundo nos negócios. Desta forma, o modelo de coaching veio evoluindo ao longo dos anos e reunindo vários cases de sucesso.

A BASE DO COACHING

Coaching é um processo que eleva a performance do indivíduo por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas. Por isso é dito que não existe um “criador” do Coaching. O Coaching é uma metodologia que foi aprimorada ao longo dos anos, baseado nos questionamentos do ser humano desde os filósofos da Grécia antiga.

No processo de Coaching são utilizadas as metodologias de pessoas de sucesso e perguntas poderosas, a fim de encontrar as respostas certas... e onde elas estão? Elas estão dentro de você.
Transforme sonhos em realidade

O método consiste em estimular a sua autonomia, em tornar você capaz de identificar os obstáculos (internos e externos) à conquista dos seus objetivos e os recursos (internos e externos) de que você pode dispor para ter sucesso. Esse processo coloca você diante de suas “barreiras interiores”, de suas “crenças limitantes”, e estimula atitudes que permitam sua superação.

Desta forma, você é motivado a colocar em prática um detalhado plano de ações que vai te conduzir em direção ao seu objetivo.

MAS, AFINAL, O QUE É COACHING?

Não teria uma melhor definição que a colocada pelo próprio Tim Galleway:

“Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas...” (Timothy Gallwey)

De forma resumida, podemos dizer que o Coaching investiga a estrutura do seu estado atual e define com clareza o seu estado desejado. A partir daí, traça metas e desenvolve caminhos para que estas sejam atingidas o mais rapidamente possível.

E como essa meta pode ser atingida de forma mais rápida possível? O processo de Coaching utiliza uma estratégia onde, primeiramente, o Coach vai te ajudar a identificar e definir as metas, e, depois, te apoiar para que você possa alcançá-las, implementando uma estratégia e assistindo-o para que se mantenha dentro dela, por meio de ferramentas, perspectivas e estruturas necessárias.

Além disso, o Coaching leva você em busca de novos entendimentos, alternativas e opções, possibilitando a ampliação das suas realizações e conquistas. Esses itens são adquiridos por meio do Coach, que fornece apoio, encorajamento, diretrizes, feedback e orientação para assegurar o seu melhor desempenho.

Mais que lhe ensinar, o Coaching ajuda-o a aprender. Uma poderosa ferramenta de transformação pessoal e profissional. O Coaching é um método usado largamente mundo afora tanto no contexto profissional como no pessoal.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Nayara Oliveira

Life Coach

Nayara é Master Coach e trabalha com Direcionamento e Desenvolvimento de carreiras profissionais. Possui formação em Coaching pela SLAC, é Psicóloga com formação pela UFSCar e especialista em Gestão de Pessoas e em Análise do Comportamento . Para saber mais sobre o trabalho da Nayára, acesse: nayaraoliveira.com.br.